Primeiro, os itens que podem vir nos tesouros são divididos por raridade. Exemplo:
Raridade A - mato
Raridade B - itens comuns
Raridade C - minérios e poções
Raridade D - sets (p4 ou p5), espadas (s4 ou s5) e maçãs encantadas
Raridade E - sets pX, espadas sX e poções agrupadas
Depois, define-se algumas quantidades de itens que podem vir em cada livro. Quando o tesouro for aberto, o servidor sorteia um dos valores para cada raridade. Por exemplo:
Raridade C - (1, 1, 1, 1, 2, 2, 3, 3)
Neste caso, há 25% de chance de receber 2 itens e 25% de chance de receber 3 itens, mas pelo menos 1 item de raridade C é garantido.
Assim, livros melhores continuariam trazendo recompensas melhores, e os itens raros continuariam sendo difíceis de achar, mas nenhum jogador iria sair sem nada. Alguns exemplos:
Livro nível 1 -
A (2, 3, 2, 7, 7, 2 5, 2)
B (0, 0, 1, 1, 1, 1, 2, 2)
C (0, 0, 0, 0, 0, 0, 1, 1)
Livro nível 5 -
A (4, 3, 4, 7, 7, 5, 4, 5)
B (2, 2, 3, 3, 3, 4, 4, 4)
C (1, 1, 1 , 2, 2, 2, 2, 3)
D (0, 0, 0, 0, 0, 0, 1, 2)
Livro nível 11 -
A (0, 0, 0, 2, 2, 6, 6, 6)
B (1, 2, 3, 4, 4, 3, 2, 1)
C (2, 2, 3, 3, 2, 2, 4, 4)
D (0, 0, 0, 1, 1, 1, 2, 2)
E (0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 1)
Obs: coloquei 8 possibilidades para dar certo com código binário, mas pode ser qualquer número.