A CraftLandia me deu ótimas experiências desde quando jogava no servidor Eclipse. Passei pelo Propano e por fim ao Asgard. Gostaria de parabenizar a CL por todo o esforço aplicado até hoje. Foram muitas horas de pura introspecção na criação dos meus projetos. Eu adoro isso.
Estou super animado com a ideia do servidor Legacy. Por isso não poderia deixar de fazer algumas considerações importantes que tiro de minha vivẽncia dentro do universo da CL. Essas considerações são questões que eu espero, de coração, sejam finalmente compreendidas neste novo server. Meu objetivo é que a CL perdure, que lucre como empresa, e principalmente, continue oferecendo uma ótima experiência aos players.
Ok. Eis as minhas considerações:
Não importa seu tipo de jogo, quando se olha bem de perto, vê-se que minecraft é uma coisa só: gerenciamento de recursos. Toda a dinâmica entre players se dá através da aquisição de itens. Este é o ponto central e precisa de atenção.
Nos servers da CL, com o típico vigor do comércio e movimentação de itens, sempre percebi verdadeiras economias, como aquelas que existem em cidades do mundo real. Mercados abertos, flutuações de preço, acumulação de capital, especulação, inflação, são fatos reais, indícios de uma rede orgânica de relações econômicas.
Um fato interessante para mim é a presença recorrente de inflação em todos os servidores pelos quais eu passei: No início de cada server, os itens são comercializados a um preço. Com o passar do tempo todos os preços sobem vertiginosamente, de tal forma que um iniciante fica impossibilitado de adquirir itens sem algum tipo de doação ou suporte de um player mais antigo.
De fato, em todos os servers, com o passar do tempo, sempre notei um frequente déficit de novas adesões. Ou seja, cada vez mais, menos novatos. Isso tem raíz na falta de incentivo econômico. Isso é perigoso porque se, em um server, a taxa de desistência é maior que a taxa de entrada de novatos, então seria questão de tempo para o fim deste server.
Eu lembro das minhas aulas de Introdução a Economia, na Universidade, quando em certa ocasião o professor explicava sobre as causas da inflação. Uma das causas famosas é a "criação excessiva de dinheiro pelo governo para o pagamento de dívidas feitas por este próprio governo". Ou seja, como o governo tem o poder de criar o dinheiro, ele pode muito bem criar quanto dinheiro for necessário pra pagar gastos da administração do país. Mas isso é um erro seríssimo. Por exemplo, um país próximo do Brasil chamado Venezuela está passando por este problema, e os venezuelanos estão simplesmente saindo deste país porque não conseguem comprar nem o básico para sobreviver com dignidade.
É claro que um server de minecraft não é um país, mas, por analogia, podemos tirar lições daí. Se virmos a direção da CL como um governo, que verdadeiramente tem o poder de emissão de coins, esta direção poderia tomar providências para manter a economia forte, longe da inflação. Isso significa suspender o pagamento de coins para VIPs e acabar com o comércio de VIPs entre players no server. Contas VIPs são comercializadas à preços exorbitantes com os mesmos coins utilizados para comprar itens do jogo. Essas coisas injetam muitos coins desnecessários na economia do server.
Esta é uma possível solução para o problema da inflação:
1 - Coins (e itens) não devem ser criados no nada, ou seja sem a devida compensação em esforço manual; e
2 - itens e contas VIPs (e desban Edit#1) não podem coexistir como objetos comercializados com os mesmos coins. Que haja moedas distintas para cada uma das coisas.
Resolve-se o problema econômico e sempre será atrativo para novos players entrarem no server. A CL já oferece uma experiência incrível. Mas desejo também que além de uma boa experiência, que os servers sejam duradouros. Isso garante dinheiro real para a empresa CraftLandia e segurança para os players.
Te amo, CL.
Obrigado.