Como resolver os problemas da Economia dos Servidores

Discussão em 'Botecolandia' iniciado por KnifeSweeT, 23 Fevereiro 2019.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. KnifeSweeT

    KnifeSweeT Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    11 Abril 2013
    Mensagens:
    4,519
    Curtidas Recebidas:
    1,260
    Curtiu:
    1,895
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    169.00
    Nick:
    MinecrafterWho
    Clan:
    THS
    A Raíz do Problema
    O QUE ESTÁ HAVENDO?

    Muitos reclamam que o jogo está chato, que não tem nada para fazer senão ficar upando para o Sábado, surgindo então a seguinte pergunta, "por que a Craftlandia antigamente era mais legal?"
    A resposta disso exige um prévio conhecimento de Economia, mais especificamente de Teoria do Valor. Mas, o que é Valor?

    O QUE É VALOR?
    Valor, segundo o grande economista Ludwig Von Mises, é reflexo da oferta e demanda sobre um produto, isto é, quando queremos ou sentimos a necessidade por algo, criamos uma demanda por isso, logo, estamos mais dispostos a pagar por essa coisa. Portanto dessa maior necessidade o produto passa ter um preço maior. Imaginem a seguinte situação, há um sujeito mora no deserto do Saara e outro em Manaus, um lugar quase não há água potável enquanto que no outro há de sobra, se aparecesse um vendedor de água em ambos os lugares, onde ele conseguiria vender a garrafa por um preço maior? Evidente que seria no Saara. Portanto disso concluí-se que o Valor é algo subjetivo, que nasce através da necessidade NATURAL (guardem bem essa palavra)) de cada indivíduo ou grupo de indivíduos.

    O QUE HÁ DE ERRADO COM A ECONOMIA DO SERVER?
    Alguma vez no jogo você já parou para perguntar, por que o peixe vale mais do que o bife ou por que a blaze rod vale mais do que a ghast tear e o magma cream? Se caso sim, a resposta para tal pergunta é NÃO VALEM, porém quando os Staffers criam os preços da /warp loja ou da /warp vip eles não estão pensando em questão de oferta e demanda, e sim em termos de raridade ou qualquer outro critério que seja, uma vez que peixe não é mais raro do que carne porém mesmo assim vale mais do que esta.

    O problema, então, ocorre em virtude dos preços não serem compatíveis com sua demanda real, e sim ARTIFICIAIS ou NÃO-NATURAIS, ou seja, o ADMIN SHOP não compra blaze porque é importante para ele, compra por conta deste ser raro. No entanto, o Valor não surge da raridade e sim da necessidade, por exemplo, Arsênio é o elemento químico mais raro do Universo porém se alguém o tentasse vender dificilmente haveria quem o comprasse, pois este não tem utilidade alguma.

    Todavia, a crise econômica não está sendo somente causada por conta dos preços há um outro fator, que decerto é o pior de todos eles, os itens mais importantes como, por exemplo, maçãs do capiroto, armaduras p4, espadas s5, etc. estão sendo adquiridos ARTIFICIALMENTE, isto é, por meio de VIPs ou pesca, logo, estão se desvalorizando. Quando um item é desvalorizado significa que ele não possui mais uma demanda tão alta e portanto não deve ser tão requisitado. Porém, todos que jogaram antigamente sabem quão trabalhoso e gratificante era conseguir um Set p4 ou uma espada s5 e como hoje simplesmente eles são desvalorizados por conta de seu fácil acesso.
    O cerne da questão é que a Economia do server não está conseguindo evoluir naturalmente ela está sendo muito afetada pela Staff, isto é, nunca que o peixe seria mais caro do que o bife, nunca que um player com menos de 6 meses de jogo conseguiria ter um baú com cada parte p4, nunca que no jogo normal alguém conseguiria produzir 3 baús de blaze rod por noite e tampouco vendê-los por preços absurdamente altos como são os da Warp vip.

    Conclusão

    Possíveis Soluções.
    1º Jamais produzir-se preços.
    Os preços devem ser proporcionais a sua demanda real e não a sua raridade, portanto, a blaze rod, por exemplo, não deve ser comprada pelo Admin Shop por absurdos 200c a unidade.

    2° Deve-se haver trabalho real.
    O item deve ser conseguido através do trabalho, ou seja, o p4, por exemplo, não pode ser simplesmente adquirido pelo VIP ou pela pesca, este deve ser conseguido por vias fiéis ao jogo, isto é, através do encantamento de sets.

    3º A Economia não pode ser guiada pelo Admin Shop.
    Um dos grandes problemas dos preços deve-se ao fato dos preços do Admin Shop serem fixos. O mercado nunca é estático, basta ver um gráfico de Bolsa de Valores que você perceberá como a curva de preços oscila conforme a oferta e demanda das ações. Portanto, se um dia estão vendendo muita carne, por exemplo, o preço naturalmente deve cair e se no outro estão comprando muita o mesmo deve subir.

    4º A Economia deve ser fiél a natureza do jogo.
    Muitos reclamam das macros dizendo que elas estragam a essência do jogo, porém não são as macros que estão fazendo isso, e sim o VIP, a pesca, a escavação, o herbalismo, os livros, etc. as macros são somente meios de se aproveitar tais benefícios contrários a natureza do jogo. Não há problema em haver macros, contanto que elas nos ajudem a realizar atividades naturais ao jogo como, por exemplo, minerar, construir, matar monstros, etc.

    5º As skills e o VIP não podem nos dar itens.
    A hiper valorização da pesca está dissolvendo as outras atividades naturais ao Minecraft, por conta da pesca englobar itens da mineração, de encantamento e de mobs, estamos deixando de praticar as outras atividades do jogo. Portanto deve-se retirar dos bônus de Skill qualquer item que não seja referente a tal, ou seja, nível de pesca deve somente aumentar a chance de vir mais peixes, a mineração mais minérios, o herbalismo mais itens agrícolas, etc. O VIP, por sua vez, não pode continuar dando tantos itens, logo, sugiro que retirem alguns bônus como, por exemplo, P4s, maçãs do capiroto, packs de diamantes, ovos e mobspawners, principalmente; deixando como bônus o XP de Skills, uma certa quantidade de money e alguns privilégios no fórum e no jogo, que não alterem alterem em nada na Economia.

    6º Retirar todo e qualquer item que não seja Natural ao jogo, por exemplo, livros, ovos e blocos de mobspawners. A única exceção deverá ser para Portais.
    O livro, jamais, deveria existir, pois ele não se encaixa em nenhuma atividade do jogo, não há sentido algum em pescar, minerar, cortar, e disso dropar um livro que nos dá itens extremamente valiosos. Ovos e blocos de mobspawner, também não devem existir, uma vez que estes nos desmotiva a minerar e explorar o mundo. Com relação aos itens de mobs do Nether há duas possíveis soluções. Primeira, ativar o Nether tornando-o um lugar de possível habitação e exploração, tal como o mundo normal, eu considero essa alternativa a mais aconselhável. Segunda, colocar no warp mobs criaturas do Nether e também tornar as Invasões no Mobspawn eventos um pouco mais frequentes, por exemplo, 4 vezes por dia.
    Agora, com relação a questão dos Portais, estes podem continuar a existir, pois são itens que contribuem com a diversão no jogo e pouco ou nada influenciam na Economia do server. Portanto, este se torna a única exceção à regra, podendo continuar com seu preço inalterados e controlado pela Staff, recomendo que continue do modo que já está.

    Notas Finais:

    Peço que analisem bem o conteúdo aqui exposto, coloquem em dúvida o que for questionável e critiquem se tiver algo errado, porém façam algo para salvar o Servidor. Não escrevi este tópico com o intuito de torná-lo um Tratado sobre Economia, escrevi-o, na verdade, com pressa, pois como eu disse tenho pouco tempo para jogar e só consegui escrevê-lo hoje por conta do feriado, logo, posso ter cometido alguns erros ortográficos ou falhas de digitação, ademais posso acrescentar ou retirar partes do tópico se necessário.

    TODOS OS CRÉDITOS DO TÓPICO AO ANTIGO PLAYER DESTRUIDOR90 DO SERVIDOR AURORA, ESSE É UM REPOST DE UM TÓPICO DE 2017 QUANDO ELE AINDA JOGAVA, ESSE TÓPICO SURGIU QUANDO EU E ELE ESTAVÁMOS NO TEAMSPEAK DA CL E VIMOS O QUÃO A CRAFTLANDIA MUDOU. #VOLTACL

    ~KnifeSweeT/destruidor90
     
    Eduarte, KilluaXD, letszera e 4 outras curtiram isso.
  2. JhonNTC

    JhonNTC Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    16 Fevereiro 2017
    Mensagens:
    2,079
    Curtidas Recebidas:
    1,133
    Curtiu:
    1,698
    Cubos:
    365.00
    Nick:
    JhonNTC
    Clan:
    NTC
    Super apoio!
     
  3. xSryDeede

    xSryDeede Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    13 Janeiro 2017
    Mensagens:
    1,632
    Curtidas Recebidas:
    777
    Curtiu:
    461
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    1,003.00
    Nick:
    SryDeede
    Concordo com tudo que foi escreveu.
     
  4. Plox

    Plox Excelente
    VIP

    Afiliado:
    22 Setembro 2015
    Mensagens:
    2,338
    Curtidas Recebidas:
    492
    Curtiu:
    717
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    12.00
    Nick:
    Plox
    Clan:
    nLL
    Discord:
    plox#2020
    Cara, não adianta fazer alterações, economia sendo fiel ao da natureza. O pessoal não joga mais minecraft, virou uma rotina normal de cada um que "ainda joga" minecraft, ligar, abrir, ligar macro até sábado e fica pronto pro gladiador.
    2° Deve-se haver trabalho real.
    O item deve ser conseguido através do trabalho, ou seja, o p4, por exemplo, não pode ser simplesmente adquirido pelo VIP ou pela pesca, este deve ser conseguido por vias fiéis ao jogo, isto é, através do encantamento de sets.
    Assim o povo vai parar de jogar mesmo, a galera quer as coisas fáceis na craftlandia, eu sei que seu intuito é fazer o povo jogar o jogo e não ficar na macro pra ir pvpzin no sábado, mas o pessoal não aceita isso. Vou te dar um exemplo: O servidor eclipse, era o mais esperado de todos (se não me engano 3 anos pra ser lançado) e o que aconteceu? Faliu por causa da dificuldade que tinha de ficar rico. Dificilmente não vão aceitar o que você propôs, mas eu sei que você quer que o povo jogue o jogo que nem antigamente.
     
  5. THANOSCAR

    THANOSCAR Razoavel
    VIP

    Afiliado:
    7 Julho 2016
    Mensagens:
    307
    Curtidas Recebidas:
    56
    Curtiu:
    182
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    339.11
    Nick:
    Pigster
    Facebook:
    https://www.facebook.com/istvanalyson.feher
    Skype:
    istvan fehér
    Twitter:
    @istvan fehér
    cara se voce levar a vida assim como voce disse.....

    (boa sugestao bem explicado nao concordo com tudo mais a maioria esta certo)
     
  6. Fenac

    Fenac Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    5 Julho 2012
    Mensagens:
    2,629
    Curtidas Recebidas:
    1,094
    Curtiu:
    1,051
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    1,517.00
    Nick:
    --
    Clan:
    --
    #6 Fenac, 23 Fevereiro 2019
    Última edição: 23 Fevereiro 2019
    Olá!

    Concordo com essas observações e, principalmente, com os meios a se resolver.
    Apenas uma opinião de minha parte que vai contra o nº 4. Para mim, as macros são e sempre serão as vilãs de todos os 7 anos. Minerar, pescar, colher, plantar etc, continuam em sua origem do minecraft, apenas não são utilizados como tal.
    Oferecer brindes altos para quem pesca ou para quem encontra livros é válido, uma vez que o player passe parte de seu dia com uma vara em frente a um mar tacando-a e esperando que venha um peixe. Enquanto você puder deixar 24hrs que uma macro upe suas skills e pegue todos estes itens especiais, claramente os "prêmios" tornam-se um empasse para a recuperação da economia.
    Outra opinião, tão particular quanto a anterior, refere-se a todas as mudanças, sejam elas as macros, livros e afins, uma vez postas no servidor e mantidas a um tempo considerável, dificilmente podem ser retiradas sem que haja um baque diretamente no servidor em questão de players ativos. Não estamos falando de 1,2 anos, mas sim, de 7 anos, os players cresceram, não são os mesmos, isto é fato. A CL atraiu uma nova gama de jogadores que vieram e se mantiveram devido a estas mudanças, estes por sua vez, não conheceram o servidor em seus primórdios.
    Ademais, seria sim, muito satisfatório poder jogar como as origens da Craftlandia.

    Abraço.
     
    Cavalcanti, rafaxd04 e same curtiram isso.
  7. Paddleton

    Paddleton Excelente

    Afiliado:
    21 Outubro 2018
    Mensagens:
    2,612
    Curtidas Recebidas:
    459
    Curtiu:
    47
    Cubos:
    233.00
    Nick:
    Fleeur
    Concordo com tudo que foi escrito com exceção da numero 4, que eu acho sim que estragou os servidores o vicio no uso das macros.
     
  8. SclipBRs

    SclipBRs Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    21 Maio 2017
    Mensagens:
    6,017
    Curtidas Recebidas:
    1,073
    Curtiu:
    8
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Rio Grande...
    Cubos:
    19.00
    Nick:
    scliper1
    Clan:
    BRs
  9. AsusKING

    AsusKING Bom
    VIP

    Afiliado:
    23 Abril 2017
    Mensagens:
    313
    Curtidas Recebidas:
    107
    Curtiu:
    274
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    João Pessoa...
    Cubos:
    310.00
    Nick:
    AsusBR
    Clan:
    NTC
    Concordo com todos os pontos levantados por voce, creio que com essas devidas mudanças será possivel consertar os problemas econômicos dentro dos servidores, melhorando a jogabilidade de todos.
     
  10. Bezouro

    Bezouro Excelente
    VIP

    Afiliado:
    20 Abril 2013
    Mensagens:
    513
    Curtidas Recebidas:
    364
    Curtiu:
    174
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    São Paulo - SP
    Cubos:
    387.00
    Nick:
    Bezouro, htbruno
    Clan:
    BOT
    Discord:
    Bezouro#1257
    Facebook:
    bbezouro
    Skype:
    univers.games
    Twitter:
    twitter.com/bbezouro
    Nao temos necessidades de usar joias com metais preciosos ou pedras preciosas, os que usam fazem isso pela raridade do item

    Então Raridade também influencia o valor
     
  11. zVinao

    zVinao Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    1 Junho 2012
    Mensagens:
    3,520
    Curtidas Recebidas:
    1,471
    Curtiu:
    1,457
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    Desenvolvedo...
    Localização:
    SP
    Cubos:
    646.00
    Nick:
    zvinao
    Clan:
    CPX
    Skype:
    viniboss3
    Ancap falando de economia KKKKKKKK
     
    rafaxd04 curtiu isso.
  12. letszera

    letszera Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    16 Maio 2013
    Mensagens:
    6,965
    Curtidas Recebidas:
    2,522
    Curtiu:
    3,454
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Rio de...
    Cubos:
    76.00
    Nick:
    D4rk_F0rce
    Clan:
    THS
    I N O V A C R A F T L A N D I A
     
  13. freitxs

    freitxs Bom
    VIP

    Afiliado:
    31 Dezembro 2018
    Mensagens:
    161
    Curtidas Recebidas:
    135
    Curtiu:
    66
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    291.00
    Nick:
    Freitas__
    Clan:
    RoV
    Discord:
    freitule#9943
    Irão ignorar tudo que você escreveu e irão colocar a TAG de Negado. Mas, apoio
     
  14. WEEK

    WEEK Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    4 Julho 2014
    Mensagens:
    4,363
    Curtidas Recebidas:
    549
    Curtiu:
    200
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    ✘ Jogar ✘
    Localização:
    ✘Gladiador ✘
    Cubos:
    1,511.93
    Nick:
    ✘ xWeek ✘
    Discord:
    week#6847
    YouTube:
    https://www.youtube.com/channel/UCAxKjdu4KjucVBpEqGLqJOg?view_as=subscriber
    sweet você calado é um poeta, os nego apoiando o bagulho sem nem ler o negocio, full sem nexo.
     
  15. Bezouro

    Bezouro Excelente
    VIP

    Afiliado:
    20 Abril 2013
    Mensagens:
    513
    Curtidas Recebidas:
    364
    Curtiu:
    174
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    São Paulo - SP
    Cubos:
    387.00
    Nick:
    Bezouro, htbruno
    Clan:
    BOT
    Discord:
    Bezouro#1257
    Facebook:
    bbezouro
    Skype:
    univers.games
    Twitter:
    twitter.com/bbezouro
    6° na realidade, livros do tesouro fazem um sentido sim, lembre que tambem e possivel achar tesouros na vida real kk
     
  16. Bezouro

    Bezouro Excelente
    VIP

    Afiliado:
    20 Abril 2013
    Mensagens:
    513
    Curtidas Recebidas:
    364
    Curtiu:
    174
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    São Paulo - SP
    Cubos:
    387.00
    Nick:
    Bezouro, htbruno
    Clan:
    BOT
    Discord:
    Bezouro#1257
    Facebook:
    bbezouro
    Skype:
    univers.games
    Twitter:
    twitter.com/bbezouro
    #16 Bezouro, 23 Fevereiro 2019
    Última edição: 23 Fevereiro 2019
    2 ° sobre conseguir sets, no propano a principal forma de conseguir p4 é usando a famosa macro de encantar, que nao tem nenhum pouco de trabalho real, sets conquistados com tesouro dao mais trabalho pornao conseguir de forma automatica

    3° se estao vendendo muita carne, estao comprando muita carne

    4° sem vip, sem servidor

    5° se o vip nao deve dar itens e vc quer inutilizar as skills, qual a grande utilidade do vip?
    re-leia a resposta 4
     
  17. Bezouro

    Bezouro Excelente
    VIP

    Afiliado:
    20 Abril 2013
    Mensagens:
    513
    Curtidas Recebidas:
    364
    Curtiu:
    174
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    São Paulo - SP
    Cubos:
    387.00
    Nick:
    Bezouro, htbruno
    Clan:
    BOT
    Discord:
    Bezouro#1257
    Facebook:
    bbezouro
    Skype:
    univers.games
    Twitter:
    twitter.com/bbezouro
    uma das coisas que eu mais gostava do eclipse era essa dificuldade de ficar rico, e a economia diferente dele, um servidor onde todo mundo é rico nao tem a mesma graça que um que seja realmente dificil
     
    Pescandouro curtiu isso.
  18. Trunks_Gs

    Trunks_Gs Neutro
    VIP

    Afiliado:
    26 Março 2014
    Mensagens:
    72
    Curtidas Recebidas:
    7
    Curtiu:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Gaspar SC
    Cubos:
    132.00
    Nick:
    Trunks_gs
    Clan:
    SFD
    Discord:
    Willian#1857
    Apoio , ótimo texto pena que vai ser negado
     
  19. Lynn

    Lynn Hardcore
    Gamers VIP

    Afiliado:
    26 Janeiro 2016
    Mensagens:
    6,321
    Curtidas Recebidas:
    3,349
    Curtiu:
    2,531
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    2,863.00
    Nick:
    yFatov_ | kShynn
    Discord:
    Lynn#8055
    um belo texto e explicação, seria interessante
     
  20. Plox

    Plox Excelente
    VIP

    Afiliado:
    22 Setembro 2015
    Mensagens:
    2,338
    Curtidas Recebidas:
    492
    Curtiu:
    717
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    12.00
    Nick:
    Plox
    Clan:
    nLL
    Discord:
    plox#2020
    Infelizmente nem todos pensam assim, por isso faliu tão rápido. Eclipse foi uns dos melhores servidores, me lembro que peguei 1k em 3 dias praticamente kkkkkm
     
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.