Fala galera, aqui quem fala é o [member=PliBR] trazendo dessa vez uma matéria sobre o MissingNo, o misterioso Pokémon presente na primeira geração do joguinho!
[hr]
MissingNo?
Error 404.
Se você é realmente um gamer das antigas, você provavelmente já sabe do que eu estou falando, mas acredito que a maioria do fórum ainda não é o vovô dos games, então por que não explicar? Além disso, nesse tópico, tentarei desmitificar diversos mitos que cercam esse misterioso Pokémon.
[hr]
Primeiramente, MissingNo nada mais é que um dos glitchs mais populares da história dos games. Pra você, caro leitor, ter noção: no final dos anos 90, havia jogadores que pagavam até 200U$ para outros jogadores apenas para desbloquear esse misterioso Pokémon. A febre foi tanta que em maio de 1999, a Nintendo teve de soltar uma nota em sua revista Nintendo Power, usada para divulgar diversas notícias sobre os games da Big N, porém, mesmo assim os jogadores não desistiram de usar o glitch.
Mas afinal, o que é o MissingNo?
Vamos começar pelo básico: o nome MissingNo nada mais é que uma abreviação do termo em inglês "Missing Number" ou "Número Perdido", em tradução livre. Esse nome se deu por dois fatores, o primeiro é o próprio nome do pokémon ser "MissingNo" quando aparecia em batalha, o segundo é em razão de explicar como o bug funciona. E aí que a coisa começa a ficar interessante
A primeira geração de Pokémon era planejada para ter 256 monstrinhos, porém, desses 256, apenas 151 foram realmente lançados nos cartuchos, sendo assim, todas as outras variáveis de monstros (contidas na matriz de 256 espaços para os nerds de plantão xD) foram ocupadas com outros dados, devido à memória extremamente limitada que os cartões de GameBoy ofereciam, e assim, quando o glitch era realizado e o treinador entrava em batalha com um número da matriz que não continha exatamente um pokémon, o jogo dava esse bug e acabava apresentando normalmente esse sprite, totalmente desconfigurado:
[hr]
Formas de MissingNo
O Pokémon poderia se apresentar, no geral, em cinco formas:
- Forma comum de Red e Blue:
- Forma fóssil de Kabutops:
- Forma fóssil de Aerodactyl:
[hr]
Status de MissingNo
MissingNo poderia aparecer em diversos níveis e conter atributos e informações diversos, sendo que todos esses variavam de acordo com o nome do jogador. MissingNo muitas vezes era encontrado em níveis acima de 100 ou até mesmo no nível 0, o que causava muitas dúvidas entre os jogadores. Porém, algumas informações sobre MissingNo são certas, como seus golpes.
MissingNo era um Pokémon tipo pássaro (isso mesmo, pássaro) e normal, e continha dois golpes: Sky Atack e Water Gun, e acredite, só isso foi suficiente para criar teorias que estarão descritas abaixo. Além disso, caso o jogador não tivesse encontrado nenhum Cubone ao longo de toda a jornada, e tentasse inspecionar o Pokémon na Pokedex, MissingNo seria o Pokémon de número "000", porém, havia casos de MissingNo apresentar o número 152 sendo visto na Pokedex. Além disso, MissingNo possuía o som de um Nidoran
[hr]
Efeitos de MissingNo
Apesar de MissingNo ter toda essa vibe de driblar a programação no jogo e ter um pokémon único, não faria o menor sentido os jogadores arriscarem terem seus saves corrompidos, como eles estavam sujeitos a ter, sem que houvesse algum benefício. E o grande x disso é que MissingNo além de ser um pokémon super diferenciado, quando capturado, deixava o sexto item da sua bag pokémon infinito, fazendo com que muitos jogadores usassem isso para, por exemplo, multiplicarem rare candy e uparem rapidamente pokémons para o tão cobiçado nível 100.
Mas, infelizmente, a vida não é um mar de flores. Muitos jogadores tiveram seus saves corrompidos totalmente, sujeitos a terem que ou reiniciá-los e começar toda sua jornada do 0, ou que simplesmente jogar seus cartuchos fora, devido ao mal funcionamento dos gráficos que encontrar o Pokémon poderia gerar. Além disso, MissingNo ocasionava um monte de bugs como:
- Inversão gráfica
- Bugs gráficos
- Desconfiguração do Hall da Fama de sua jornada
- Perda total de seu save
Acho que só isso é suficiente para não arriscar, não é mesmo? ou não
[hr]
Teorias
"MissingNo era uma criação da NASA aliada ao capitalismo para vender mais cartuchos de Pokémon"
No geral, foram elaboradas três teorias:
- "MissingNo é um Pokémon deletado que seria o Yoshi":
Você não leu o título errado. Sim, teorizaram que Yoshi seria um Pokémon. Essa é particularmente a teoria mais simples (e portanto, menos embasada) das três. Apesar de não haver muita discussão, ela é simplesmente baseada na imagem acima.
- "MissingNo seria a quarta ave lendária"
Essa teoria é um pouco mais embasada. Ela se constrói a partir do atributo de MissingNo tipo "Pássaro". Tendo em vista que esse atributo foi descontinuado por parte da GameFreak, restando apenas o tipo "Voador", muitos fãs especularam que na verdade esse atributo serviria apenas para as aves lendárias, sendo elas: Moltres, Zapdos, Articuno e o Zeca Urubu da imagem. Além disso, os fãs tentaram solidificar a teoria com as evidências dos golpes: um de água e outro voador, tentando arrumar alguma maneira para explicar que MissingNo, na verdade, seria a Ave Guardiã dos Mares, similar a função desempenhada por Lugia na segunda geração.
- MissingNo, na verdade, é a ante evolução do Cubone, formando, na primeira geração, uma árvore evolutiva tripla entre MissingNo > Cubone > Kanghaskan.
A teoria relatada já era muito especulada entre os fãs, inclusive antes da febre do MissingNo, e aparentemente, o Pokémon Glitch só veio para fortalecer a teoria. Em geral, ela se baseia em três pilares:
- Os glitchs causados relacionados a cubone devido aos arquivos excluidos
- O bug resultado na evolução de MissingNo com uma Rare Candy
- A semelhança gráfica entre os pokémons já existentes.
A imagem por si só já é bem autoexplicativa, porém, irei reiterar para os que não entenderam: Kanghaskan, o pokémon que parece um canguru, sempre possuiu um filhote em sua bolsa. Segundo as especulações de fãs, o Pokémon dessa bolsa era capturável nos testes da primeira geração de Pokémon, porém, devido a complexidade de fazer uma árvore evolutiva como essa em cartuchos tão limitados, os criadores decidiram remover o Kanghaskan bebê, resultando assim, em MissingNo.
[hr]
Como consegui MissingNo?
Bom, como ficaria muito complexo detalhar passo a passo num jogo tão antigo, deixarei um vídeo demonstrando a vocês
Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=giR3NFtAfJg
Curiosidades:
- A Nintendo adora inserir Easter Eggs de MissingNo em seus jogos, como fez em Omega Ruby e Alpha Safire, ou em Pokémon X e Y.
- A maioria dos jogadores sequer sabia dos problemas que MissingNo poderia acarretar a seus jogos, eles só usavam para multiplicar as Rare Candys mesmo e_e'
- Apesar de MissingNo ser o mais conhecido dos glitchs, havia outros diversos, embora fossem de menor relevância
[hr]
[hr]
Espero que tenham gostado da matéria, deixem nos comentários o que vocês acharam
Atenciosamente,
[member=PlIBR]