Bom, hoje trago pra vocês mais uma análise, desta vez do game Heavy Rain.
Como sempre, antes do enredo vou estar falando um pouquinho do jogo pra vocês.
O jogo foi desenvolvido pela Quantic Dream e publicado pela Sony Computer Entertainment, o mesmo foi lançado em 2010 exclusivamente para PlayStation 3, e obteve uma versão para PlayStation 4 em Fevereiro de 2016, Heavy Rain tem como seu gênero drama interativo de ação-aventura, e com certeza alguns momentos reais de tensão.
https://www.youtube.com/watch?v=YVYiJ3VSp60
[hr]
Heavy Rain tem uma história bem complexa e bem adulta. O enredo gira em torno de quatro personagens principais que tem vidas distintas, os mesmos tem suas histórias interligadas ao decorrer da trama, pois ambos querem desvendar todo o mistério sobre o Assassino do Origami. O Assassino é um serial killer que aproveita das intensas chuvas para afogar suas vítimas em poças de lama, ele sempre age da mesma maneira, afogando crianças de 9 a 11 anos de idade e deixando em cima de seu corpo uma orquídea. O mesmo foi apelidado de "Assassino do Origami" por sempre mandar aos pais das vítimas uma caixa com pequenos origamis, cada um contendo informações sobre (caso a criança esteja viva) onde ela estaria, como foi no caso de Ethan Mars e seu filho Shaun.
No início do game parece que tudo vai ser perfeito na vida de Ethan, mas ele não sabia o que estava por vir, e se parece estar ruim, pode ter certeza que vai piorar.
Não existe data exata do surgimento da arte. O origami é um feito tradicional japonês, na qual você cria pequenas representações de determinados seres e até mesmo objetos com pedaços de papel, para criar algum formato você precisará ir fazendo diversas formas geométricas na peça, sem ao menos cortá-lo nem colá-lo.
[hr]
Heavy Rain exige grande velocidade de movimentação em alguns momentos, principalmente nos tensos como durante uma luta corporal, ou dirigindo freneticamente em uma rodovia na contra-mão, além disso é necessário ficar atento a enorme integração com os elementos. As escolhas que o jogador faz afetará nas coisas que acontecerá no futuro do game, não existe "Game Over", mas caso o jogador cumprir os comandos de forma incorreta ele sofrerá consequências, mesmo que não seja instantaneamente, sendo assim o game irá progredindo para uma série de distintos. O jogador terá que escutar os pensamentos dos personagens para poder saber no que progredir, além do mesmo poder movimentá-lo dentro do ambiente e interagir com elementos do jogo. A cada troca de personagens você poderá estar sujeito a receber troféus, caso você faça escolhas certas, a história é contada por capítulos e cada um se passa com um dos quatro personagens diferentes.
O jogo é salvo automaticamente, mas é possível refazer os capítulos anteriores ao que você esta jogando atualmente, isso claro, se quiser mudar alguma coisa no futuro do game.
Personagens Jogáveis
Ethan Mars - Ele é um arquiteto de sucesso, na qual teria tudo para ter uma vida boa com sua esposa Grance e seus dois filhos Jason e Shaun. Durante o game Ethan sofre muito, e tem diversos problemas emocionais, ao mesmo tempo ele é forte e faria qualquer coisa para salvar quem ama.
Norman Jayden - Ele é um Agente do FBI que foi enviado para a cidade com o objetivo de ajudar a polícia local com o Assassino do Origami. Norman possui óculos com Interface de Realidade Adicionada (ARI-Added Reality Interface), na qual o mesmo o ajuda durante as investigações, e até mesmo em achar novas pistas sobre o assassino.
Scott Shelby - É um policial aposentado, mas que atualmente trabalha como detetive particular, Shelby foi contratado pelos pais das vítimas desaparecidas, e tem o objetivo de ir atrás de cada suspeita que encontrar, mesmo que para isso ele tenha que sofrer perigos. Uma curiosidade é que Scott sofre de asma e o game deixa isso bem claro.
Madison Paige - É uma jornalista na qual vive sozinha na cidade, ela sofre constantemente de insônia e pesadelos tensos (como diversos ladrões em sua casa tentando matá-la), isso fez com que ela deixasse sua casa para dormir em um Hotel próximo. Ela iniciará uma investigação por conta própria a fim de uma ótima notícia.
Personagens não-jogáveis
Grace Mars, Jason Mars, Shaun Mars.
[hr]
O jogo recebeu diversas críticas positivas pelos seus gráficos, por ser tudo bem detalhado, além de capturas de movimentações incríveis e impressionantes para os jogadores daquela época. Em 2016 foi lançado a versão para o PlayStation 4, e o resultado foi mais impressionante ainda, com gráficos cada vez mais realistas, nesta nova versão foram feitos melhorias em diversas coisas no game, como por exemplo o brilho, saturação e nitidez. Como todo jogo, Heavy também apresenta algumas falhas e coisas que poderiam ser melhoradas, como algumas expressões faciais que não obtém o mesmo tempo de resposta exata de uma fala dos personagens, sendo assim a versão lançada recentemente não é uma maravilha, mas claro vale muito a pena jogar. Além disso o jogo possui uma trilha sonora maravilhosa, com músicas e sons para cada momento do game.
[hr]
- Trilha sonora maravilhosa
- Cenas reais de tensão
- História incrível
- Ótimos gráficos
- Controles complicados de se manusear
- Falta de mobilidade da câmera
- Pequenos Bugs
[hr]
Diversão: 10
Gráficos: 9,4
História: 10
Jogabilidade: 7,5
Trilha Sonora: 10
Nota Final: 9,5
[hr]
Bom, por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado, e obrigada por lerem até aqui.
Fontes:
Tema: [member=yGhostOFGirll] ^^