Confesso que eu teria trabalhado mais (especialmente na parte de texto) na matéria... BEEEEEEEEEEM mais, alguns diriam - se é que me entendem... :troll:
Mas gostei da matéria! Ao menos trás um pouco do assunto pra galera mais nova, que nunca teve chance de sequer conhecer esses sistemas mais antigos!
Aguardando ansiosamente pelas partes subsequentes! E obrigado pela menção de sugestão!
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Cara, eu sou da galera que viveu a época em que esses consoles eram o "topo de linha"... E te digo que há vários motivos para se querer "voltar no passado" em detrimento dos jogos mais modernos!
Veja bem: como você mesmo disse, os novos jogos têm se aprimorado
especialmente na questão dos gráficos. Mas em relação à
diversão e desafio, sinto em dizer, mas os jogos modernos geralmente estão muito AQUÉM (pra trás) dos clássicos!
Se você pegar um Crysis ou um Batman, ele nada mais é que uma espécie de "filme interativo" - onde tudo que você tem a fazer é seguir uma linha predeterminada dando um tiro aqui e alí e só...
Já se você pegar um Phantasy Star (Master System) - onde é necessário ficar descobrindo onde está tal coisa e o quê é necessário para pegar essa tal coisa e fica de vai e vêm e volta pra cumprir quests e subquests e por aí vai - gráficos são algo que ficam nem em segundo plano, mas sim em terceiro plano! (E isso que os gráficos do Phantasy Star está entre os melhores desenvolvidos para o console, superando até mesmo muitos jogos de Mega Drive e de Super Nintendo - sucessores bem mais poderosos que o primeiro!)
Então nesses jogos mais antigos a sensação de "imersão" acaba sendo bem mais forte que a proporcionada por meros gráficos mais realistas... Pois você teve que se dedicar ao jogo, quebrar a cabeça para resolver os problemas, e acaba tendo o sentimento de que realmente "fez diferença no enredo". Sem contar que o próprio jogo acaba influenciando no jogador de fato - que absorve muito melhor as mensagens transmitidas!
Não obstante, há também o fato de sempre querermos revisitar jogos antigos por algum motivo qualquer... Seja por termos ficado com tanta vontade de jogar X's ou Y's (pun not intended :v) jogos quando foram lançados - e só com emuladores teremos tal oportunidade hoje, que o jogo já saiu do mercado - seja porque começamos a jogar na época e nunca conseguimos terminá-lo.
Aliás, isso de jogar sem poder terminar era corriqueiro nas décadas de 80~90: jogos eram REALMENTE caros e dificilmente se encontrava piratas, então a alternativa era fazer "empréstimos trocados" com amigos (você emprestava um cartucho seu enquanto o amigo emprestava um cartucho dele - geralmente por tempo predeterminado), ou então alugávamos os jogos em locadoras - por uma taxa DIÁRIA!
Então acontecia que era muitíssimo comum começarmos a jogar um determinado jogo e termos de devolvê-lo antes de terminá-lo. E pior: quanto mais "concorrido" era o jogo, mais frequentemente isso acontecia - pois ficava mais difícil você emprestar/alugar novamente o jogo por mais um período!
Então, motivos pra isso há de sobra... Há ainda outros além dos que já citei, inclusive!
Mas só quem vivenciou mesmo aquela época pra entender tais motivos... :yaomingface:
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