"Ame a deus ou vai pro inferno" "Temei a deus e ele te recompensará" "Siga as palavras de deus e não peque, pois deus ama o pecador mas odeia o pecado"...
Todas frases contidas na Bíblia em tom, não só afirmativo, mas também ORDENATIVO. Se uma ordem não é uma obrigação, então... ~_~'
Rapá, é justamente ESSA a explicação mais próxima que tenho de uma concepção de "deus de verdade"! Tipo: deus não é "só" uma entidade, mas sim a união de TODAS as entidades!
A forma mais fácil de ilustrar isso seria um relógio mecânico: todo mundo acha que deus é o "cuco" que aparece de hora em hora, enquanto eles próprios são as milhares de engrenagens dentro do relógio. Cada vez que o cuco canta, "é a voz de deus", e as engrenagens têm que trabalhar por mais uma hora...
Mas não! Deus não seria o cuco, nem os ponteiros, nem a corda, nem as engrenagens... Deus seria a soma de tudo isso - DEUS SERIA O RELÓGIO!
Aí que entra o que eu disse láááá atrás, de deus ter criado as "regras básicas". Pois deus, sendo o relógio, seria também a montagem do relógio - e é na montagem que tudo é definido e ajustado para trabalhar eficientemente (ou não)!
Cara... Eu questiono mesmo! É minha forma de aprender, de evoluir, e até de fazer o correto (perante as leis de um deus ou não, o correto correto mesmo - ético - não muda de fato). Por consequência até outras pessoas acabam repensando seus valores e mudando seus caminhos.
E esse novo caminho não precisa ser, necessariamente, o mesmo que o meu. Prova maior disso é justamente o viciado que foi se converter evangélico!
Mas, fato é: se simplesmente nos acomodarmos, nunca vamos sair do lugar. Ainda mais se for uma acomodação por medo ou conforto provido por algo que sequer sabemos se existimos...
Na própria Bíblia diz - talvez a citação mais famosa de lá - o "Crescei-vos e multiplicai-vos". Eu ACHO que isso não é relativo APENAS à "trepá e fazê um monte di fíi", mas vai além: disseminar conhecimento, raciocínio, atos, consciências...
E me diga: quem tem mais "valor" no fim das contas aos olhos de quem quer que seja: o cara que faz algo bom por medo disso/esperando aquilo de recompensa? Ou o que simplesmente decide ir lá e fazer porque deu na telha, porque gosta?
E esse é um dos grandes problemas com crentes (novamente repito: crente no sentido de crer em algo superior independente do quê!): eles menosprezam quem faz o certo por princípios ou vontade, e condenam o mesmo ao inferno só por este não crer também no que eles crêem... Se é lá que existe um deus, sinceramente acho que ele vai ficar mais satisfeito com o cara que fez porque tinha que ser feito simplesmente!
Clique para expandir...