Não liguem pro banner lixoso
O Racionais MC’s é um grupo brasileiro de RAP que surgiu no final dos anos 80. Antes da formação eles gravaram em 1988 duas faixas na coletânea “Consciência Black”: “Pânico na Zona Sul” e “Tempos Difíceis”.
Formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e DJ KL Jay, respectivamente Zona Sul e Zona Norte, eles impressionaram de imediato com a realidade de suas letras nas quais narram a dura vida de quem é negro e pobre no Brasil. O discurso dos rappers tem a preocupação de denunciar o racismo e o sistema capitalista opressor que patrocina a miséria que está automaticamente ligada com a violência e o crime.
Em 1991 eles lançaram seu primeiro álbum, “Holocausto Urbano” (Selo Zimbabwe Records), e que aos poucos foi conquistando seus ouvintes. Nessa época trabalharam com shows por toda grande São Paulo e interior do estado. Receberam prêmios, como os de melhor conjunto de RAP do ano e conjunto revelação. Também fizeram dois shows na FEBEM e tiveram participação especial no show de Public Enemy no Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista.
Em 1992, deram um importante passo ao fazerem palestras a alunos e professores em escolas públicas, num projeto criado pela Secretaria da Educação intitulado “RAPensando a Educação” no qual se discutia a violência policial, racismo, miséria, tráfico de drogas, enfim, o cotidiano da periferia. O Projeto repercutiu bem, principalmente nas comunidades em que as palestras aconteceram, e com certeza, mudou a perspectiva de vida de muitas pessoas.
Depois veio o segundo disco (desta vez um disco mix), intitulado “Escolha o seu Caminho”, com as poderosas faixas “Voz Ativa” e “Negro Limitado”, que fortificaram ainda mais a proposta do grupo. Neste mesmo período, foram a atração principal no Concerto de RAP que houve no Vale do Anhangabaú (RAP no Vale).
Em 1993 participaram do Projeto “Música Negra em Ação”, no Teatro das Nações. O evento contou com a realização e participação de importantes nomes como: Toninho Crespo, Thaíde e Dj Hum. O Racionais MC’s participaram também de muitos shows filantrópicos em ajuda a doentes de Aids e Campanhas do Agasalho e Contra a Fome realizadas em Quadras de Escolas de Samba e Ginásios de Esportes. O grupo foi um dos organizadores na passeata feita por jovens negros em protesto à data 13 de maio (Libertação dos Escravos). Participaram de pedágios ao ar livre, promovidos pela rádio 105 FM em praças e locais públicos sempre praticando o discurso social de suas músicas.
Mas a concretização do sucesso total veio no final de 1993, com o lançamento do 3º disco, “Raio X Brasil”, que teve festa de lançamento na Quadra da Rosa de Ouro, com mais de 10 mil pessoas, parte do show foi feito com banda ao vivo.
Daí para frente, a metralhadora não parou de disparar as músicas “Fim de Semana no Parque” e “Homem na Estrada”, que são verdadeiros hinos nas periferias brasileiras.
Em 1997, com seu próprio selo Cosa Nostra, lançaram o Cd “Sobrevivendo no Inferno”. No ano seguinte foram os vencedores do Vídeo Music Brasil, promovido pela MTV, recebendo os prêmios Melhor Grupo de RAP e Escolha de Audiência.
Em 2002, lançaram o álbum duplo “Nada Como Um Dia Após O Outro Dia”. Em abril de 2004, realizaram um show no Sesc Itaquera com a participação do mestre Jorge Ben Jor para a gravação do DVD recém lançado em março/2007 – “Mil Trutas Mil Tretas”, nos extras da obra existe um documentário sobre os bailes de black music de São Paulo produzido por Mano Brown.
Em 2009, o grupo recebeu o prêmio Hútuz, criado pela Central Única das Favelas – CUFA na categoria Melhores Artistas da Década. Em 2012, o Racionais MC’s lançaram o videoclipe de “Mil faces de um homem leal” (Marighella), que recebeu o prêmio de melhor videoclipe do ano no Vídeo Music Brasil. Nesta edição do prêmio, os Racionais MC’s fizeram um show de encerramento do VMB 2012. Este clipe entrou na lista de várias publicações como um dos melhores do ano pela qualidade e conteúdo social.
Ao longo de 2014 o Racionais MC’s pretende lançar seu site oficial assim como já fez com seu canal do Youtube, o Racionais TV em 2012 e os perfis no facebook em 2013. Através deste site os fãs poderão acessar toda a história do grupo que este ano completa 25 anos de estrada.
Músicas
Ao todo são 121 músicas:
Vida Loka (parte 2)
Vida Loka (parte1)
Negro Drama
A Vida É Desafio
Cores e Valores
Jesus Chorou
Da Ponte Pra Cá
Diário De Um Detento
Eu Sou 157
Fórmula Mágica Da Paz
Capítulo 4, Versículo 3
Homem Na Estrada
Estilo Cachorro
Tô Ouvindo Alguém Me Chamar
Oitavo Anjo
Fim de Semana No Parque
1 Por Amor, 2 Por Dinheiro
Artigo 157
Mágico de Oz
Mente do Vilão
O Beck Está Queimando
1000 trutas 1000 tretas
Expresso da Meia-noite
A Vítima
Sou Mais Você
Amor Distante (Mano Brown Part. Lino Krizz)
O Mal e o Bem
Crime Vai e Vem
Vida Loka III
Em Qual Mentira Vou Acreditar?
Favela Sinistra
Mil Faces de Um Homem Leal (Marighella)
Somos O Que Somos
Preto Zica
Cocaina
Jesus Negão
Bebo Cana - Paródia da Musica Negro Drama
Da Ponte Pra Cá