Não liguem pro banner lixoso
______________________________________________________________
História
O Racionais MC’s é um grupo brasileiro de RAP que surgiu no final dos anos 80. Antes da formação eles gravaram em 1988 duas faixas na coletânea “Consciência Black”: “Pânico na Zona Sul” e “Tempos Difíceis”.
Formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e DJ KL Jay, respectivamente Zona Sul e Zona Norte, eles impressionaram de imediato com a realidade de suas letras nas quais narram a dura vida de quem é negro e pobre no Brasil. O discurso dos rappers tem a preocupação de denunciar o racismo e o sistema capitalista opressor que patrocina a miséria que está automaticamente ligada com a violência e o crime.
Em 1991 eles lançaram seu primeiro álbum, “Holocausto Urbano” (Selo Zimbabwe Records), e que aos poucos foi conquistando seus ouvintes. Nessa época trabalharam com shows por toda grande São Paulo e interior do estado. Receberam prêmios, como os de melhor conjunto de RAP do ano e conjunto revelação. Também fizeram dois shows na FEBEM e tiveram participação especial no show de Public Enemy no Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista.
Em 1992, deram um importante passo ao fazerem palestras a alunos e professores em escolas públicas, num projeto criado pela Secretaria da Educação intitulado “RAPensando a Educação” no qual se discutia a violência policial, racismo, miséria, tráfico de drogas, enfim, o cotidiano da periferia. O Projeto repercutiu bem, principalmente nas comunidades em que as palestras aconteceram, e com certeza, mudou a perspectiva de vida de muitas pessoas.
Depois veio o segundo disco (desta vez um disco mix), intitulado “Escolha o seu Caminho”, com as poderosas faixas “Voz Ativa” e “Negro Limitado”, que fortificaram ainda mais a proposta do grupo. Neste mesmo período, foram a atração principal no Concerto de RAP que houve no Vale do Anhangabaú (RAP no Vale).
Em 1993 participaram do Projeto “Música Negra em Ação”, no Teatro das Nações. O evento contou com a realização e participação de importantes nomes como: Toninho Crespo, Thaíde e Dj Hum. O Racionais MC’s participaram também de muitos shows filantrópicos em ajuda a doentes de Aids e Campanhas do Agasalho e Contra a Fome realizadas em Quadras de Escolas de Samba e Ginásios de Esportes. O grupo foi um dos organizadores na passeata feita por jovens negros em protesto à data 13 de maio (Libertação dos Escravos). Participaram de pedágios ao ar livre, promovidos pela rádio 105 FM em praças e locais públicos sempre praticando o discurso social de suas músicas.
Mas a concretização do sucesso total veio no final de 1993, com o lançamento do 3º disco, “Raio X Brasil”, que teve festa de lançamento na Quadra da Rosa de Ouro, com mais de 10 mil pessoas, parte do show foi feito com banda ao vivo.
Daí para frente, a metralhadora não parou de disparar as músicas “Fim de Semana no Parque” e “Homem na Estrada”, que são verdadeiros hinos nas periferias brasileiras.
Em 1997, com seu próprio selo Cosa Nostra, lançaram o Cd “Sobrevivendo no Inferno”. No ano seguinte foram os vencedores do Vídeo Music Brasil, promovido pela MTV, recebendo os prêmios Melhor Grupo de RAP e Escolha de Audiência.
Em 2002, lançaram o álbum duplo “Nada Como Um Dia Após O Outro Dia”. Em abril de 2004, realizaram um show no Sesc Itaquera com a participação do mestre Jorge Ben Jor para a gravação do DVD recém lançado em março/2007 – “Mil Trutas Mil Tretas”, nos extras da obra existe um documentário sobre os bailes de black music de São Paulo produzido por Mano Brown.
Em 2009, o grupo recebeu o prêmio Hútuz, criado pela Central Única das Favelas – CUFA na categoria Melhores Artistas da Década. Em 2012, o Racionais MC’s lançaram o videoclipe de “Mil faces de um homem leal” (Marighella), que recebeu o prêmio de melhor videoclipe do ano no Vídeo Music Brasil. Nesta edição do prêmio, os Racionais MC’s fizeram um show de encerramento do VMB 2012. Este clipe entrou na lista de várias publicações como um dos melhores do ano pela qualidade e conteúdo social.
Ao longo de 2014 o Racionais MC’s pretende lançar seu site oficial assim como já fez com seu canal do Youtube, o Racionais TV em 2012 e os perfis no facebook em 2013. Através deste site os fãs poderão acessar toda a história do grupo que este ano completa 25 anos de estrada.
Músicas
Ao todo são 121 músicas:
Vida Loka (parte 2)
Vida Loka (parte1)
Negro Drama
A Vida É Desafio
Cores e Valores
Jesus Chorou
Da Ponte Pra Cá
Diário De Um Detento
Eu Sou 157
Fórmula Mágica Da Paz
Capítulo 4, Versículo 3
Homem Na Estrada
Estilo Cachorro
Tô Ouvindo Alguém Me Chamar
Oitavo Anjo
Fim de Semana No Parque
1 Por Amor, 2 Por Dinheiro
Artigo 157
Mágico de Oz
Mente do Vilão
O Beck Está Queimando
1000 trutas 1000 tretas
Expresso da Meia-noite
A Vítima
Sou Mais Você
Amor Distante (Mano Brown Part. Lino Krizz)
O Mal e o Bem
Crime Vai e Vem
Vida Loka III
Em Qual Mentira Vou Acreditar?
Favela Sinistra
Mil Faces de Um Homem Leal (Marighella)
Somos O Que Somos
Preto Zica
Cocaina
Jesus Negão
Bebo Cana - Paródia da Musica Negro Drama
Da Ponte Pra Cá
Muita Treta
Quanto Vale o Show?
Minha Oração
Sou Função
Vida Loka Também Ama
Eu Te Disse
Inimigo É de Graça (Ice Blue)
A Escolha Que Eu Fiz
Cores e Valores Preto e Amarelo
Jorge da Capadócia
Eu Compro
Você Me Deve
Hey Boy
O Mal e o Bem
Mulher Elétrica
Eu Te Proponho
Coração Barrabaz
Mulheres Vulgares
Fio da Navalha
Na Fé Irmão
Carlos Mariguella
That's My Way (Ed Rock part. Seu Jorge)
Eu Não Pedi Pra Nascer
Mano Na Porta do Bar
Carro de Malandro
A Vida É Assim
Na Fé Firmão
Racistas Otários
A Praça
Rapaz Comum
12 de Outubro
Programado Pra Morrer
Tempos Difíceis
500 Anos
Quem Procura Acha
Pânico Na Zona Sul
Vivão e Vivendo
Favela
Ser Malandro É Viver
Periferia É Periferia
Genesis
Voz Ativa
Parte II
Tá Na Chuva
Nova Função
Negro Limitado
Homem Invisível
Beco Sem Saída
Cada Um, Cada Um
Ronaldo Fenômeno
Júri Racional
Negro 100%
O Jogo é Hoje
Salve
De Volta a Cena
A História
Ninguém Pediu Sua Opinião
Meninos de Rua
Chove Chuva
Mãos
Trutas e quebradas
Abenção Mamãe, Abenção Papai
Boom, Boom, Boom
Gangsta Boogie
Colégio Público
Vida Violenta
Oya
Otus 500
Madrugada Suspeita
Dance Dance Dance
Socorro Meu Deus
Aquecendo As Naves
O Hip Hop
Rulisso
Favela 100%
Ponta de Lança Africano
Hoje Eu To Doidona
Vandalos
C1 Aparecida
Lombra
Eu Tenho
Fone (intro)
Umbabarauma
Fontes: Racionais25
Wikipédia
____________________________________________________________
Uma matéria sobre o grupo de Hip Dop ''Racionais Mcs'', considerado por muitos o melhor do Brasil...