[Tutorial] Guia de macro para iniciantes

Discussão em 'Tutoriais macro' iniciado por DeathStroker, 24 Junho 2013.

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  1. DeathStroker

    DeathStroker Craftlandiano
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    #1 DeathStroker, 24 Junho 2013
    Editado por um moderador: 15 Julho 2018
    [​IMG]
    Afinal o que é "macro" e o que é "bind"?

    Algumas pessoas possuem dificuldades em distinguir ou apenas acham que essas duas funções são as mesmas, e é por isso que irei explicar suas "responsabilidades" no mod.

    Macro: Esta função é responsável por ações "automáticas" dentro do jogo, seja para andar, abrir baús, escrever no chat global ou local, trocar de ferramenta, avisar sobre a durabilidade de um item, etc.

    O macro é o código que você cria, para realizar uma tarefa dentro do jogo.
    Em alguns casos, pode ser considerado um "robô" por assumir tarefas que seriam realizadas por um player.

    Bind: Esta função é responsável apenas pela ação de pressionar uma tecla, como executar um texto por exemplo.

    Ou seja, sem a bind não seria possível executar um código de macro.

    [​IMG]
    Para aprender a utilizar o mod, é necessário conhecer pelo menos sua estrutura principal ou seja, a interface gráfica que ele possui e o que ela tem a oferecer.
    Como eu acesso essa interface?

    Você pode acessa-lo através das teclas de atalho que você definiu quando iniciou o mod pela primeira vez, ou simplesmente ir em:

    >Controles >Macro Settings
    [​IMG]

    [​IMG]

    A imagem acima, mostra o menu principal do mod.
    Como pode ser notado, é exibido o layout de um teclado e de um mouse.

    - As teclas em vermelho indicam que as mesmas já possuem funções dentro do jogo, é possível utiliza-las, porém não é recomendável.
    - As teclas em amarelo indicam que o usuário já inseriu algum tipo de função, ou seja, já está em uso.
    - As tecla em cinza indicam que estão livre para uso.

    Mais acima é possível notar a presença de 3 funções:

    1° Função:

    [​IMG]

    - Clicando sobre este ícone, serão exibido um mini menu, que permite alterar configurações, alterar janela de interface e outros.

    2° Função:

    [​IMG]

    - Clicando na seta que indica para a direita, você poderá mexer em outras funções que o mod permite, como o menu "Events/Eventos" que irei explicar mais abaixo.

    3° Função:

    [​IMG]

    - É possível definir várias configurações dentro do mod, é como se fosse um "save" de outras configurações do mod, pode ser utilizado para testar macros, etc.

    [​IMG]
    Mas o que seria esse "Evento" dentro do mod de macros?
    Poucos conhecem esse menu, e alguns simplesmente não entendem pra que serve.

    Pois bem, este menu permite a você configurar um determinado código para ser ativado assim que ocorrer alguma ação dentro do jogo.

    [​IMG]

    Ok, mas quais são estes tipos de ações?
    Alguns são bem simples, irei citar dois exemplos e irei explicar como deve-se entende-los:

    - OnJoinGame: É possível definir um código nesta ação, que assim que você acessar o servidor o macro digite sua senha automaticamente, etc.

    Isso depende da sua criatividade, além de digitar a senha ainda é possível ir para uma determinada /home de sua escolha, como citei anteriormente isso depende da sua criatividade e é claro, de sua necessidade.

    - onChat: Você deve entender esta função da seguinte forma "no chat", "quando abrir o chat", etc.
    Assim que ocorrer alguma ação dentro do chat, a macro definida irá ativar.

    Por exemplo: Você pode construir uma macro para ler as mensagens do global, e definir que quando mostrar a palavra "evento no servidor" o macro te avise com uma cor forte, ou faça alguma coisa no jogo.

    - onHealthChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando a vida mudar", "quando perder vida" executar tal ação.

    - onFoodChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando alterar o nivel de fome", "quando ficar com fome" executar tal ação.

    - onArmourChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando trocar de armadura" executar tal ação.

    - onWorldChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando mudar/alterar de mundo" executar tal ação.

    - onModeChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando trocar a configuração do jogo" executar tal ação.

    - onInventorySlotChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando trocar alguma coisa de algum slot" executar tal ação.

    - onArmourDurabilityChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando mudar a durabilidade da armadura" executar tal ação.

    - onOxygenChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando sumir uma determinada quantia de bolha de respiração" executar tal ação.

    - onXPChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando o nível de XP mudar/alterar/abaixar" executar tal ação.

    - onLevelChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando mudar de nível" executar tal ação.

    [Lembrando que isso não se aplica aos níveis de stats dentro da craftlandia]

    - onWeatherChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando mudar o clima do jogo" executar tal ação.

    - onPíckupItem: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando pegar/receber um item" executar tal ação.

    - onPlayerJoined: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando algum jogador entrar/acessar o servidor" executar tal ação.

    - onShowGui: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando exibir algum tipo de janela, ex: inventário, itens dentro de um baú..." executar tal ação.

    - onAutoCraftingComplete: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando terminar de "craftar" algo " executar tal ação.

    - onConfigChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando for feita alguma alteração de configuração" executar tal ação.

    - onSendChatMessage [Novo]: Entende-se esta função como "Ao enviar mensagem no chat" executar tal ação.

    Obs: Essa função foi implementada na versão 1.7.2.
    Para utilizar/criar uma bind é super fácil, primeiro você precisa clicar na tecla que você deseja executar um texto ou chamar um código de macro e inserir sua respectiva função, deixarei 2 exemplos abaixo.

    1° Criando uma bind para mostrar uma mensagem na tela:
    Acesse a interface principal do mod, e clique ou pressione alguma tecla.
    Será mostrado o seguinte:

    [​IMG]

    - Como pode-se notar, estou configurando a bind na tecla "M"
    E neste exemplo, iremos exibir apenas a frase "Olá craftlandia" então para isso, basta adicionar a frase:

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    - E em seguida clicar no botão "Save"

    [​IMG]

    - Agora é só pressionar a tecla que você definiu, no exemplo utilizei a tecla "M" e ver o resultado dentro do jogo.

    [​IMG]

    2° Utilizando uma bind para chamar um código de macro.
    - Existem dois modos de executar um código macro em uma bind.

    O primeiro permite que ao pressionar uma tecla, o mesmo execute um código macro pré definido na bind.
    O segundo permite que você "chame" um arquivo .txt que tenha uma "programação" de macro dentro dele, ou seja um código extenso.

    Mostrarei os dois exemplo, veja abaixo:

    O macro postado recentemente pelo nosso querido ex-sub-diretor ([member=MatheusUzumaki]) é um exemplo de código de macro pré definido dentro de uma bind (tecla) e não de um texto ".txt":

    [​IMG]

    Pode-se notar que o código está dentro da tecla "M".

    - Porque eu tenho que colocar estes comandos " $${ }$$ " no código?
    R: O macro também é uma plataforma para "programação" porém essa "programação" é apenas para o minecraft, e como toda linguagem de programação, é necessário que o sistema que vai executar o código entenda onde começar a ler uma função.

    E é justamente disso que trata-se estes cifões/chaves, eles indicam que dentro daquelas chaves existe um código macro, se você não colocasse essas chaves ($${ }$$) o mod simplesmente iria mostrar todo esse código na tela como se fosse um texto, o que não seria muito agradável.

    Para que a bind reconheça que você está querendo executar um código macro e não um texto, é necessário iniciar o código com "$${" e terminar com "$$}"

    - Ok, mas porque eu vou querer escrever o código dentro de um arquivo .txt ??
    R: Simplesmente por que o espaço para digitar um código dentro de uma bind é pequeno, imagine escrever um código de macro extenso dentro dessa caixa de textos?

    - Como faça para "chamar" um arquivo .txt cujo o código de programação de macro esteja dentro dele?
    R: Primeiramente quero esclarecer que já existe uma pasta pré-definida do mod para executar arquivos .txt.
    Então não adianta querer incluir um comando para procurar o arquivo ".txt" em seu computador.

    - Qual pasta ficam os arquivos (.txt) da macro?
    R: .minecraft/mods/macros

    - Eu posso construir o código no bloco de notas (Notepad) e salvar nesta pasta?
    R: Sim

    Para chamar um arquivo ".txt" é necessário inserir o comando "$$<arquivo.txt>" sem aspas.

    [​IMG]

    - Mas e aquelas chaves ($${ }$$) ?
    R: Como disse anteriormente, essas chaves servem para indicar que o código trata-se de uma macro.

    - Tudo bem, mas o arquivo que estamos chamando tem um código de macro dentro certo? onde vamos colocar essas chaves?
    R: Bom, isso fica a critério do "programador".
    Ou a pessoa coloca estas chaves dentro do arquivo .txt ou já insere na própria bind, evitando o uso das chaves dentro do arquivo ".txt", por exemplo:

    [​IMG]
    [​IMG]
    Mostrei anteriormente como utilizar binds, agora irei mostrar como editar/criar um código macro dentro do mod.

    - Após definir a bind para "chamar" um código macro, clique em "Edit File..."

    [​IMG]

    - Em seguida, dê o nome do arquivo que você definiu na bind.

    No exemplo anterior o nome do arquivo era "macro.txt", lembrando que não é necessário adicionar a extensão .txt no final, depois clique no botão "Create" :

    [​IMG]

    - Será aberto um editor de textos, e é nele que você irá construir seu código inteiro.

    [​IMG]
    [​IMG]
    Vamos tratar um pouco sobre o assunto "Comandos" também conhecidos como "Sintaxe" e são estas sintaxe que definem uma linguagem de programação.

    O que é uma sintaxe?
    Em termo informal, a sintaxe é uma palavra "chave" que possui uma instrução/função dentro do mod.
    Se não existisse essa palavra chave, o programador teria que escrever uma série de códigos binários, para fazer o minecraft entender o que ele pretender fazer dentro do jogo.

    Obs: Decidi colocar todas as funções abaixo em inglês até porque algumas sintaxes não fazem sentido nenhum em português:

    CRAFT
    CRAFT(<item[:damage]>,[amount],[throw],[verbose])
    Descrição: Cria uma lista de itens para serem craftados.

    CRAFTANDWAIT
    CRAFTANDWAIT(<item[:id]>,[amount],[throw],[verbose])
    Descrição: Cria uma lista de itens para serem craftados e aguarda por um tempo pré-definido.

    DISCONNECT
    DISCONNECT()
    Descrição: Desconecta do jogo ou servidor.

    GETID
    GETID(<x>,<y>,<z>,<#idvar>,[#datavar])
    Descrição: Obtém a ID e opcionalmente os valores de dados de um bloco em uma coordenada específica no mundo.

    GETIDREL
    GETIDREL(<xoffset>,<yoffset>,<zoffset>,<#idvar>,[#datavar])
    Descrição: Obtém a ID e opcionalmente os valores de dados de um bloco em uma determinada coordenada relativa ao jogador.

    GETITEMINFO
    GETITEMINFO(<item[:damage]>,<&namevar>,[#maxstacksize],[&type],[#dropid])
    Descrição: Obtém o nome e outras informações de um item, retorna o valor "None" caso o item seja inválido.

    GETSLOT
    GETSLOT(<item[:damage]>,<#idvar>,[startfromslotid])
    Descrição: Obtém a id de um slot que contenha um item compatível, retorna -1 se não for encontrado.

    GETSLOTITEM
    GETSLOTITEM(<slotid>,<#idvar>,[#stacksizevar],[#datavar])
    Descrição: Obtém informações sobre o item em um determinado slot.

    INVENTORYDOWN
    INVENTORYDOWN([amount])
    Descrição: Desce uma específica quantia de slots na hotbar

    INVENTORYUP
    INVENTORYUP([amount])
    Descrição: Sobe uma específica quantia de slots na hotbar

    LOOK
    LOOK(<yaw>,[pitch],[time])
    Descrição: Faz o player olhar para uma direção específica, use ângulos prefixos com + ou - para movimentos relativos.

    LOOKS
    LOOKS(<yaw>,[pitch],[time])
    Descrição: Vira o player suavemente para uma direção específica, use ângulos prefixos com + ou - para movimentos relativos.

    PICK
    PICK(<item[:damage]>,[item[:damage]],...)
    Descrição: Seleciona a id de um item se o mesmo estiver na hotbar, especifique outros itens a serem apanhados de acordo com sua preferência.

    PLACESIGN
    PLACESIGN([line1],[line2],[line3],[line4],[showgui])
    Descrição: Coloca uma placa com o texto designado (se você tiver um)

    PLAYSOUND
    PLAYSOUND(<sound>)
    Descrição: Reproduz um som

    RESPAWN
    RESPAWN()
    Descrição: Ressuscita um player caso ele tenha morrido.

    SETSLOTITEM
    SETSLOTITEM([item[:damage]],[slot],[amount])
    Descrição: Apenas para o modo criativo, seleciona um conteúdo em um slot na hot bar.

    SLOT
    SLOT(<slot>)
    Descrição: Seleciona um slot pré-definido na hot bar.

    SLOTCLICK
    SLOTCLICK(<slot>,[button],[shift])
    Descrição: Simula o clique em um determinado slot na interface atual, é possível utilizar RMB e shiftkey

    SPRINT
    SPRINT()
    Descrição: Faz o player correr se tiver estamina suficiente (comida)

    UNSPRINT
    UNSPRINT()
    Descrição: Faz com que o player pare de correr.

    KEY
    KEY(<bind>)
    Descrição: Ativa uma determinar tecla de atalho 1 vez.

    KEYDOWN
    KEYDOWN(<bind>)
    Descrição: Define o estado de uma tecla de atalho para "pressionada", funciona apenas com atalhos pressionáveis.

    KEYUP
    KEYUP(<bind>)
    Descrição: Define o estado de uma tecla de atalho para "sem pressionamento", funciona apenas com atalhos pressionáveis.

    TOGGLEKEY
    TOGGLEKEY(<bind>)
    Descrição: Alterna o estado de uma tecla de atalho, funciona apenas com atalhos pressionáveis.

    PRESS
    PRESS(<lwjgl_name>)
    Descrição: Realiza a função manual de uma determinada tecla.

    TYPE
    TYPE(<text>)
    Descrição: Realiza a função manual de uma determinada tecla em sequências.

    ASSIGN
    <var> = <value>
    Descrição: Função interna.

    BREAK
    BREAK
    Descrição: Interrompe uma função interna que esteja sendo executada continuamente.

    CALCYAWTO
    CALCYAWTO(<xpos>,<zpos>,[#yaw],[#distance])
    Descrição: Calcula o ângulo preciso de uma determinada coordenada.

    DEC
    DEC(<#var>,[amount])
    Description: Decrements the specified counter by 1 or by the specified amount
    Descrição: Desconta uma específica contagem por 1 ou por um outro valor.

    DO
    DO([count])
    Description: Begins a loop, specify a number of loops to limit the loop count
    Descrição: Inicia um loop, é possível definir um valor para o limite de loop.

    ECHO
    ECHO(<text>)
    Description: Sends the specified message as a chat packet
    Descrição: Envia uma mensagem no chat do jogo.

    ELSE
    ELSE
    Description: ELSE clause
    Descrição: (SE NÃO) <condição>

    ELSEIF
    ELSEIF(<condition>)
    Description: ELSEIF clause
    Descrição: (SE NÃO FOR) <condição>

    ENDIF
    ENDIF
    Description: ENDIF clause
    Descrição: (FIM DO MÉTODO IF) <condição>

    EXEC
    EXEC(<file.txt>,[taskname],[params],...)
    Description: Creates a task by running the specified script file
    Descrição: Cria uma tarefa para executar determinado arquivo de script.

    FOR
    FOR(<#var>,<start>,<end>)
    Description: Begins a FOR->NEXT loop using the specified var as a loop counter, #var can be used inside the loop
    Descrição: Inicia um FOR->NEXT utilizando uma específica variável como loop em contagem, #var pode ser usada dentro do loop.

    FOREACH
    FOREACH(<iterator>)
    Description: Runs a loop over the specified iterator
    Descrição: Executa um loop em um iterator.

    IF
    IF(<condition>)
    Description: IF clause
    Descrição: (SE) <condição>

    IFBEGINSWITH
    IFBEGINSWITH(<haystack>,<needle>)
    Description: IFBEGINSWITH clause
    Descrição: (SE INICIAR COM) <condição>

    IFCONTAINS
    IFCONTAINS(<haystack>,<needle>)
    Description: IFCONTAINS clause
    Descrição: (SE CONTER) <condição>

    IFENDSWITH
    IFENDSWITH(<haystack>,<needle>)
    Description: IFENDSWITH clause
    Descrição: (SE TERMINAR COM) <condição>

    IFMATCHES
    IFMATCHES(<subject>,<pattern>,[&target],[group])
    Description: IFMATCHES clause
    Descrição: (SE CORRESPONDER) <condição>

    IIF
    IIF(<condition>,<truetext>,[falsetext])
    Description: Inline IF statement, sends truetext as a chat message if condition succeeds, or sends falsetext if not
    Descrição: Utiliza a função IF em uma linha, envia um texto (True/Verdadeiro) se a condição obtiver sucesso, ou envia um (False/Falso) caso não obtenha.

    INC
    INC(<#var>,[amount])
    Description: Increments the specified counter by 1 or by the specified amount
    Descrição: Incrementa uma determinada contagem, em 1 ou por outro valor determinado.

    LOG
    LOG(<text>)
    Description: Outputs the specified text into the local chat stream
    Descrição: Retorna um determinado texto no chat local.

    LOGTO
    LOGTO(<target>,<text>)
    Description: Outputs the specified text into the specified target, target can be a text file name or the name of a textarea
    Descrição: Retorna um determinado texto em um local/alvo, o local/alvo pode ser um arquivo de texto ou uma área de texto.

    LOOP
    LOOP
    Description: Ends a loop that was started with DO
    Descrição: Finaliza um loop que foi iniciado com DO.

    MATCH
    MATCH(<subject>,<pattern>,[&target],[group],[default])
    Description: Runs a regular expression match on the subject and puts the result in &target
    Descrição: Inicia a expressão regular de comparação em um assunto e coloca o resultado em &alvo/local.

    NEXT
    NEXT
    Description: Completes a FOR->NEXT loop
    Descrição: Completa um loop do tipo FOR->NEXT.

    PROMPT
    PROMPT(<&target>,<paramstring>,[prompt],[override],[default])
    Description: Displays a prompt (or prompts) by parsing the params in paramstring.
    Descrição: Exibe um prompt (ou instruções) ao analisar os parâmetros no parenteses.

    RAMDOM
    RANDOM(<#target>,[max],[min])
    Description: Assigns a random number between min and max to target.
    Descrição: Atribui um número aleatório entre min e max para marcar.

    REPLACE
    REPLACE(<&subject>,<search>,[replace])
    Description: Replace all occurrences of search with replace in &subject.
    Descrição: Substitua todas as ocorrências de busca com substituir no &sujeito.

    SET
    SET(<target>,[value])
    Description: Sets the value of target to value (or TRUE if value is omitted).
    Descrição: Defini o valor da meta para o valor (ou verdadeiro se o valor para omitido).

    SETLABEL
    SETLABEL(<labelname>,<text>,[binding])
    Description: Sets the text (and optionally binding) of the specified label.
    Descrição: Define o texto (e opcionalmente de ligação) do rótulo especificado.

    SQRT
    SQRT(<value>,[#outvar])
    Description: Calculate the square root of value and store it in #outvar.
    Descrição: Calcular a raiz quadrada do valor e armazená-lo em #outvar.

    STOP
    STOP([id])
    Description: Stops the current macro, or macros matching the specified ID.
    Descrição: Pára a macro atual, ou macros que corresponde ao especificado ID.

    STRIP
    STRIP(<&target>,<text>)
    Description: Strips all formatting codes from the specified text and assigns the result to &target.
    Descrição: Tiras de todos os códigos de formatação de texto especificado e atribui o resultado a &alvo.

    TOGGLE
    TOGGLE([flag])
    Description: Toggles the specified boolean flag's value
    Descrição: Alterna o valor booleano especificado

    UNSET
    UNSET(<flag>)
    Description: Un-sets the specified variable.
    Descrição: Un-define a variável especificada.

    UNTIL
    UNTIL(<condition>)
    Description: Completes a loop started with DO but exits the loop if condition is met
    Descrição: Completa um ciclo começado com DO, mas sai do loop se a condição for atendida.

    WAIT
    WAIT(<time>)
    Description: Pauses the script for the time specified, suffix "ms" for a wait in milliseconds or "t" to wait in ticks
    Descrição: Interrompe o script durante o tempo especificado, o sufixo "MS" para uma espera em milissegundos ou "t" de esperar em ticks

    WHILE
    WHILE(<condition>)
    Description: Completes a loop started with DO but exits the loop if condition is not met
    Descrição: Completa um ciclo começado com DO, mas sai do loop se a condição não for atendida

    ARRAYSIZE
    ARRAYSIZE(<array>,<outvar>)
    Description: Stores the size of the specified array in outvar.
    Descrição: Armazena o tamanho da matriz especificada em outvar.

    INDEXOF
    INDEXOF(<array>,<outvar>,<searchfor>)
    Description: Gets the first index of searchfor in array and stores it in outvar, returns -1 on failure.
    Descrição: Obtém o primeiro índice de pesquisa em conjunto e as armazena em outvar, retorna -1 em caso de falha.

    POP
    POP(<array>,<outvar>)
    Description: Removes the last entry from the tail of array and stores it in outvar.
    Descrição: Remove a última entrada da cauda do array e armazena-lo em outwar.

    PUSH
    PUSH(<array>,<value>)
    Description: Appends value to the end of array.
    Descrição: Acrescenta valor ao fim de matriz.

    PUT
    PUT(<array>,<value>)
    Description: Inserts value at the first empty point in array.
    Descrição: Insere o valor no primeiro ponto vazio na matriz.

    CONFIG
    CONFIG(<configname>)
    Description: Switch to the specified configuration.
    Descrição: Alternar para a configuração especificada.

    IMPORT
    IMPORT(<configname>)
    Description: Overlay the specified configuration.
    Descrição: Sobrepõem a configuração especificada.

    UNIMPORT
    UNIMPORT()
    Description: Remove the specified configuration overlay if active.
    Descrição: Remove a sobreposição de configuração especificado se ativa.

    BIND
    BIND(<bind>,<keycode>)
    Description: Set the specified key binding to the specified key code.
    Descrição: Define a chave especificada de ligação ao código chave especificada.

    CHATHEIGHT
    CHATHEIGHT(<value>,[time])
    Description: Set height of the Minecraft chat whilst ingame 20-180.
    Descrição: Define a altura do bate-papo do Minecraft enquanto in-game 20-180.

    CHATHEIGHTFOCUSED
    CHATHEIGHTFOCUSED(<value>,[time])
    Description: Set height of the Minecraft chat whilst in the chat GUI 20-180.
    Descrição: Define a altura do bate-papo do Minecraft enquanto no GUI bate-papo 20-180.

    CHATOPACITY
    CHATOPACITY(<value>,[time])
    Description: Set opacity of the Minecraft chat 0-100.
    Descrição: Define a opacidade do chat do Minecraft 0-100.

    CHATSCALE
    CHATSCALE(<value>,[time])
    Description: Set scale of the Minecraft chat 0-100.
    Descrição: Define a escala do chat do Minecraft 0-100.

    CHATVISIBLE
    CHATVISIBLE(<value>)
    Description: Set visibility of minecraft chat.
    Descrição: Define a visibilidade do bate-papo do minecraft.

    CHATWIDTH
    CHATWIDTH(<value>,[time])
    Description: Set width of the Minecraft chat 40-320.
    Descrição: Define a largura do chat do Minecraft 40-320.

    FOG
    FOG([value])
    Description: Toggles render, distance, or optionally specify render distance.
    Descrição: Alterna o render, distância, ou, opcionalmente, especificar distância do render.

    FOV
    FOV(<value>,[time])
    Description: Sets the FOV angle in degrees, specifying time causes the value to change smoothly.
    Descrição: Define o ângulo do FOV em graus, o tempo especificando faz com que o valor seja alterado sem problemas.

    GAMMA
    GAMMA(<value>,[time])
    Description: Sets the brightness value (percent), specifying time causes the value to change smoothly.
    Descrição: Define o valor do brilho (porcentagem), o tempo especificando faz com que o valor seja alterado sem problemas.

    MUSIC
    MUSIC(<value>,[time])
    Description: Sets the music volume, specifying time causes the value to change smoothly
    Descrição: Define o volume da música, tempo especificando faz com que o valor seja alterado sem problemas.

    RESOURCEPACK
    RESOURCEPACK([pattern])
    Description: Sets the resource pack to the pack matching pattern.
    Descrição: Define o pacote de recursos para o padrão de correspondência.

    SENSITIVITY
    SENSITIVITY(<value>,[time])
    Description: Sets the mouse sensitivity (between 0 and 200), specifying time causes the value to change smoothly.
    Descrição: Define a sensibilidade do mouse (entre 0 e 200), especificando o tempo faz com que o valor para alterar suavemente.

    SETRES
    SETRES(<width>,<height>)
    Description: Sets the size of the minecraft game window.
    Descrição: Define o tamanho da janela do jogo.

    TEXTUREPACK
    TEXTUREPACK([pattern])
    Description: Sets the resource pack to the pack matching pattern.
    Descrição: Define o pacote de recursos para o padrão de correspondência.

    VOLUME
    VOLUME(<value>,[time])
    Description: Sets the sound volume, specifying time causes the value to change smoothly.
    Descrição: Define o volume do som, o tempo especificado faz com que o valor seja alterado sem problemas.

    ACHIEVEMENTGET
    ACHIEVEMENTGET(<text>,[itemid[:damage]])
    Description: Displays the "achievment get" popup with a custom message.
    Descrição: Exibe a "Conquista obtida" com uma mensagem personalizada.

    BINDGUI
    BINDGUI(<slot>,<screen>)
    Description: Binds the specified custom screen to the slot specified.
    Descrição: Vincula a tela personalizada especificada para o slot especificado.

    CLEARCHAT
    CLEARCHAT()
    Description: Clears the current chat stream
    Descrição: Limpa o bate-papo atual.

    GUI
    GUI([name])
    Description: Show (or hide) a gui screen
    Descrição: Mostra (ou ocultar) uma tela de gui.

    SHOWGUI
    SHOWGUI(<screen>,[esc_screen])
    Description: Show a custom gui screen
    Descrição: Mostrar uma tela gui customizada.

    STORE
    STORE(<type>,[name])
    Description: Store a value into a list using the current environment.
    Descrição: Armazenar um valor em uma lista usando o ambiente atual.

    STOREOVER
    STOREOVER(<type>,[name])
    Description: Store a value into a list using the current environment and overwrite it if exists
    Descrição: Armazenar um valor em uma lista usando o ambiente atual e substituí-lo se existir.

    TIME
    TIME(<&target>,[format])
    Description: Stores the current time and date into &target, optionally using format specified
    Descrição: Armazena a hora e data atual no &alvo, opcionalmente, usando o formato especifica


    Comandos novos
    ITEM
    ITEMID(<item>)
    Description: Gets the legacy (numeric) ID for the specified item.
    Descrição: Obtém o ID legado (numérico) para o item especificado.

    ITEMNAME
    ITEMNAME(<id>)
    Description: Get the item descriptor for a legacy (numeric) item ID.
    Descrição: Obter a descrição do item para um legado (numérico) ID item.

    TILEID
    TILEID(<item>)
    Description: Gets the legacy (numeric) ID for the specified tile.
    Descrição: Obtém o ID legado (numérico) para o local especificado.

    TILENAME
    TILENAME(<id>)
    Description: Get the descriptor for a legacy (numeric) tile ID.
    Descrição: Obter o descritor para um legado (numérico) ID local.

    DECODE
    DECODE(<input>,[&output])
    Description: --

    ENCODE
    ENCODE(<input>,[&output])
    Description: --

    JOIN
    JOIN(<glue>,<arrayname>,[&output])
    Description: Implodes the specified array to a delimited string.
    Descrição: Implode a matriz especificada de uma cadeia delimitada.

    LCASE
    LCASE(<input>,[&output])
    Description: Converts the input string to lower case and stores it in output.
    Descrição: Converte a cadeia de entrada para minúsculas e as armazena em saída.

    SETPROPERTY
    SETPROPERTY(<control>,<property>,<value>)
    Description: Sets the value of the specified property on the specified GUI control.
    Descrição: Define o valor da propriedade especificada no controle GUI especificado.

    SPLIT
    SPLIT(<delimiter>,<source>,[output])
    Description: Explode the supplied source string to an array.

    Descrição: Explode a cadeia de origem fornecido para uma matriz.

    UCASE
    UCASE(<input>,[&output])
    Description: Converts the input string to upper case and stores it in output
    Descrição: Converte a cadeia de entrada para maiúsculas e armazena em saída

    UNSAFE
    UNSAFE(<executions>)
    Description: Begins an UNSAFE block with max. executions set to <executions>
    Descrição: Começa um bloco UNSAFE com máx. execuções definido para <executions>

    SHADERGROUP
    SHADERGROUP([path])
    Description: Sets the active shader group to the shader matching path, use "+" to select next group.
    Descrição: Define o grupo shader ativo para o caminho correspondente shader, use "+" para selecionar o próximo grupo.

    CHATFILTER
    CHATFILTER(<enabled>)
    Description: Enable or disable the chat filter.
    Descrição: Ativa ou desativa o filtro de chat.

    FILTER
    Description: Indicate that this chat meesage should be filtered and terminate.
    Descrição: Indicam que essa mensagem de bate-papo deve ser filtrada e terminar.

    MODIFY
    MODIFY(<newmessage>)
    Description: Set new content for this chat message.
    Descrição: Definir um novo conteúdo para esta mensagem de bate-papo.

    PASS
    Description: Indicate that this chat meesage should PASS the filter and terminate
    Descrição: Indicam que essa mensagem de bate-papo deve passar o filtro e terminar

    Obs: Todas as sintaxe do mod, foram cedidas por Mumfrey - Criador do mod.

    ATENÇÃO: Algumas sintaxes não estão disponíveis na versão antiga (1.5.2)
    **TODOS OS COMANDOS DISPONÍVEIS NA MACROS FORAM ADICIONADOS AO TÓPICO**
     
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  2. X4ndynh0

    X4ndynh0 Bom
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    Muito bom o tutorial,vai ajudar muitos que não sabem mexer com ele.
     
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  3. __Witch__

    __Witch__ Craftlandiano

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    Ótimo tópico :D
     
  4. iWud

    iWud Craftlandiano
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    Ótimo tutorial :D, UP.
     
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  5. ResBR

    ResBR Craftlandiano
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    Boa curti
     
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  6. leochavao

    leochavao Excelente
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  7. NC5010

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  8. rafael001577

    rafael001577 Craftlandiano

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  9. e39

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    Ótimo tutorial.
     
  10. Cremosinhow

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    Nossa man vai ajudar muito
     
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  11. leonardohuppes

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  12. darkshun12

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  13. Kylefraser

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  14. zMurax

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  15. TheDarkDescent

    TheDarkDescent Craftlandiano
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    Sem desculpas agora que nem todos jogadores sabem usar macro :)
     
  16. TripleHXDD

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    Q legal, vc pode ficar com 4 ou menos coraçoes, vc configurar e automaticamente vc teleportar, por exemplo a /home, Vips vão fazer festa (sem delay no /home0
     
  17. kingdown1

    kingdown1 Excelente
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    Tópico muito bom porem, falta scripts... Como configuro um script?
     
  18. DemonShark

    DemonShark Neutro
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    uia top tava precisando
     
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  19. Lucraft98

    Lucraft98 Excelente
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  20. pensegrande

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