[font=comic sans ms']Gostaria de uma ajuda em matematica - probabilidade, arranjo, combinação, permutação..[/font]
[font=comic sans ms']se alguem puder me ajudar agradeço[/font]
Vou resumir pra você
Probabilidade é a quantidade de acontecimentos favoráveis dividido pela quantidade de acontecimentos possíveis.
Então se eu quero saber a probabilidade de cair um numero par quando eu jogar um dado de 6 lados, eu pego as possibilidades favoráveis que são os números pares do dado ou seja, 2 ,4 e 6 e divido pela quantidade de possibilidades possíveis, que são 1, 2 ,3 ,4, 5 e 6 logo:
2 4 e 6 = são 3 possibilidades favoraveis
1 2 3 4 5 6 = são 6 acontecimentos possíveis possíveis
3/6 dá 0,5 ou 50% de chance de cair um numero par quando eu jogar o dado.
Arranjo, Combinação e Permutação
Eu vou explicar mais quando usar cada um deles e depois eu coloco um vídeo pra você entender como funciona
O arranjo serve pra você calcular as possibilidades de algo que seja diferente caso troque a ordem ou natureza
Você tem que formar um número com 3 algarismos diferentes
Você vai e escolhe 1 2 3 e formou 123
Depois você escolhe 3 2 1 e formou 321
Note que você escolheu os MESMOS algarismos, porém numa sequencia diferente e isso FEZ DIFERENÇA então você tem que usar arranjo.
A combinação serve pra você calcular as possibilidades de algo que seja de natureza diferente porém a ordem não interfira, por exemplo:
Você tem que escolher 3 cores pra pintar um quadro
Você escolhe verde, vermelho, amarelo e então vai pintar um quadro apenas utilizando essas cores
Depois você escolhe vermelho, verde e amarelo e vai pintar um quadro com essas cores.
Dessa vez não fez diferença a ordem que você escolheu, nos dois jeitos você usou as mesmas cores para pintar o quadro
E a permutação é um arranjo que você pode repetir os números, você vai usar a permutação sempre que for possível repetir os termos.
Por exemplo calcular a quantidade placas de carro possíveis, se for possível existir uma placa assim XXX - 4444 quer dizer que você pode usar permutação.
Eu não sei se ficou muito claro, mas recomendo que você de uma olhada nesses videos
http://www.youtube.com/watch?v=BVn2EoYBQY0
http://www.youtube.com/watch?v=SLzIbZ-7SBM