Uma dúvida sobre (ativistas) polỉticos...

Discussão em 'Dia-a-dia' iniciado por Xeretinha, 13 Janeiro 2018.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. Xeretinha

    Xeretinha Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    10 Março 2013
    Mensagens:
    2,020
    Curtidas Recebidas:
    1,184
    Curtiu:
    1,509
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    3,796.00
    Nick:
    Xeretinha
    Dúvida sincera: Porquê, afinal, há pessoas que defendem mais ferrenhamente um político "de estimação" do que defenderia aos próprios pais ou outra pessoa próxima...

    Serião! Eu vejo uma galera aí defendendo completos desconhecidos, de quem tais defensores não sabem praticamente nada de fato - e onde tais políticos defendidos têm menos conhecimento ainda dessas pessoas que os defendem, individualmente - enquanto pessoas próximas, queridas e muito bem familiares não recebem a mesma dedicação.

    E não tô falando de um único político em particular não - como muitos certamente vão me acusar... Tô falando dos políticos mais icônicos, sim, mas há vários deles, tornando isso praticamente um estilo de vida! Só mudando mesmo a quantidade de pessoas que os defendem...



    E aí? Alguém sabe explicar esse fenômeno?



    E sim: tô perguntando isso AQUI, num "fórum de mainecréfitche", mesmo não sendo o foco principal do fórum. Afinal, a quantidade de pessoas que se encaixam nessa prática tem se mostrado enorme por essas bandas!
     
    AlunBrozy curtiu isso.
  2. iNathanSZ

    iNathanSZ Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    20 Julho 2017
    Mensagens:
    4,802
    Curtidas Recebidas:
    512
    Curtiu:
    304
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    BuildBattle
    Cubos:
    1,824.57
    Nick:
    Nathan_SZ
    Clan:
    Night Raid
    Discord:
    Iludido#5311
    Skype:
    Nathan Heart
    Cara, ótima pergunta '-' nunca tinha parado pra pensar assim... uau
     
  3. Iza11

    Iza11 Bom
    VIP Banido

    Afiliado:
    10 Julho 2017
    Mensagens:
    1,213
    Curtidas Recebidas:
    127
    Curtiu:
    0
    Cubos:
    1,321.00
    Nick:
    Iza11
    Eita não sabia disso, ou nunca parei pra pensar nisso!
     
  4. Freudski

    Freudski Neutro

    Afiliado:
    2 Agosto 2015
    Mensagens:
    23
    Curtidas Recebidas:
    6
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    RJ, Brasil
    Cubos:
    28.00
    Nick:
    Freudski
    Discord:
    toriality#5940
    Talvez eu não tenha entendido totalmente a sua pergunta, mas creio que ela seria a mesma se substituíssemos "políticos" por artistas - o que, na verdade, seria redundante visto que muitos deles aparecem mais na mídia do que no próprio ambiente de trabalho :facepalm:

    Eu não creio que o problema principal seja idolatrar uma figura desconhecida mais do que os próprios parentes e conhecidos, isso na minha opnião vai da educação que a pessoa recebeu em sua formação, mas acredito que o problema seja o câncer que está sendo causado por causa desses heróis da pátria e do binarismo ideológico.
     
    Xeretinha curtiu isso.
  5. Xeretinha

    Xeretinha Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    10 Março 2013
    Mensagens:
    2,020
    Curtidas Recebidas:
    1,184
    Curtiu:
    1,509
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    3,796.00
    Nick:
    Xeretinha
    Eu já penso nisso praticamente desde a eleição de 1989 (tenho 36 anos), e desde então vejo isso se repetindo ano após ano...
    Enfim... Sei que vocês dois estão aqui mais para cubar, mas provavelmente iriam pensar a respeito no futuro se não fosse minha dúvida - ou se não vierem a se encaixar nessa mesma categoria de pessoas!

    [hr]

    Seria fortemente semelhante, sim... Mas, dado o impacto que cada uma dessas categorias causa nas nossas vidas - artistas em geral costumam alterar o nosso ambiente social de uma forma muito mais lenta e menos impactante que políticos - acho que a diferença é substancial demais para equiparar os pesos destes (vamos assim dizer) "fanatismos".

    Agora, o idolatrar alguém que "não está nem aí para você" é, sim, um problema justamente por este impacto mais imediato e potente - e porquê neste caso há um caráter muito mais cíclico que no caso dos artistas, tornando o evento não só em consequência como também, ele próprio, causa!
    Quanto mais pessoas começam tal idolatria, mais outras pessoas seguem as primeiras em um efeito manada. E não é raro vermos, hoje em dia, essa idolatria causar cisões entre as próprias famílias dos fanáticos (o que praticamente não acontece no caso de artistas)!
    Ou seja: chega-se ao cúmulo de se AGREDIR, até literalmente, pais e mães em "defesa" de alguém que talvez "nem exista" (no sentido daquela figura idolatrada ser nada mais que um personagem interpretado pelo político, justamente para arrebanhar mais fanáticos, e sendo totalmente adverso da pessoa "real" que se senta na cadeira disputada por meio de eleição)!

    E convenhamos: o binarismo partidário que vivemos hoje, por sua vez, é TAMBÉM consequência E causa desse tipo de idolatria que eu trouxe para debate... Mais uma vez, uma consequência que também acaba sendo causa!
    E, como você disse, isso depende muito da educação que cada um desses idólatras recebeu em suas formações...


    Será que a nossa educação já foi totalmente pras cucuias?
    E cê sabe que não se trata de educação "alfabetizadora", mas sim educação de construção de caráter!
     
  6. Freudski

    Freudski Neutro

    Afiliado:
    2 Agosto 2015
    Mensagens:
    23
    Curtidas Recebidas:
    6
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    RJ, Brasil
    Cubos:
    28.00
    Nick:
    Freudski
    Discord:
    toriality#5940
    Mas também temos que levar em consideração que muita dessa idolatria pode ou não começar por algo ideológico. Um conservador vai defender o Bolsonaro a ponto de idolatrá-lo (embora digam que não seja idolatria, mas nós sabemos que é sim) pois o deputado é, no Brasil, visto como maior figura conservadora cristã de direita atualmente. Por isso começa o binarismo e a idolatria, se o "ídolo" que é o principal representante de uma determinada ideologia enfraquecer, ela também irá enfraquecer.

    Mas obviamente todo seu argumento está certo, existe sim pessoas que defendem Lula ou Bolsonaro mas não fazem a menor ideia da agenda politica deles.

    Foi mal exemplificar, é que são exemplos tão extremos que não dá pra deixar de citar.
     
    Xeretinha curtiu isso.
  7. zLiteUS

    zLiteUS Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    30 Setembro 2015
    Mensagens:
    3,796
    Curtidas Recebidas:
    667
    Curtiu:
    219
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    /Gladiador
    Cubos:
    688.00
    Nick:
    zLiteUS
    Clan:
    DkS
    sei lá, eu nunca nem entendi o motivo de idolatrar também artistas
     
  8. Xeretinha

    Xeretinha Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    10 Março 2013
    Mensagens:
    2,020
    Curtidas Recebidas:
    1,184
    Curtiu:
    1,509
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    3,796.00
    Nick:
    Xeretinha
    Antes de mais nada, peço desculpas pela demora em responder (e pelo possível "revive" do tópico)... Estava viajando e só agora consegui ligar novamente meu computador...

    Em segundo...
    Agradeço por ter sido você (não-criador do tópico) quem citou diretamente as primeiras personalidades políticas por aqui. E, ainda, por ter escolhido justo as duas mais "antagonicas" da atualidade!
    E... Para nós vermos como essa idolatria é cega e ilógica: os dois citados são chamados, respectivamente, de "conservador" e "progressista" apenas e tão somente por algumas particularidades dos personagens que eles interpretam! Bolsonaro por defender "valores morais conservadores", e Lula por defender "o beneficiamento das massas populares" <<== e sim! aspas BEM grandes nesses dois casos! Pois se observarmos a fundo essas defesas, veremos facilmente que nenhum dos dois defendem de fato nem mesmo essas características! E isso ainda termina por atestar de vez o desconhecimento das massas acerca da agenda política real destes ídolos...

    Mas discordo em partes que o enfraquecimento dessas figuras representativas, por si só, enfraqueceria consequentemente as respectivas ideologias que eles aparentam representar. Marx, Goebbels, Mises e tantos outros têm suas imagens constantemente enfraquecidas (e refortalecidas) e o mesmo não ocorre nesses casos - sendo ESTES, SIM, verdadeiros representantes ideológicos (até por terem sido os criadores e/ou participantes do processo de criação de tais ideologias)!
    Talvez o problema, aí, seja justamente o inverso: a predominância absoluta de tais figuras é que enfraquece as ideologias, pois isso impede o surgimento de novos representantes e até de novas vertentes ideológicas que normalmente ocorre quando há um vácuo de poder.

    Ideias são fluidas. Mudam e evoluem, especialmente por meio da adaptação! Quando uma ideia se torna tão absoluta ao ponto de não mais mudar, ela começa a deteriorar e se tornar inválida - afinal, nenhuma solução é 100% eficiente, muito menos aplicável a 100% dos cenários!

    Agora... A solução que vejo pra isso?
    Conhecimento. Só isso!

    E se o nível geral de conhecimento é tão baixo que é incapaz de promover a menor mudança positiva que seja nas ideologias, então realmente já estamos bem mal das pernas nesse sentido! ~_~'
     
  9. rafaxd04

    rafaxd04 Excelente

    Afiliado:
    9 Janeiro 2018
    Mensagens:
    1,686
    Curtidas Recebidas:
    252
    Curtiu:
    356
    Localização:
    /g
    Cubos:
    1,860.81
    Nick:
    rafaXD_
    Clan:
    n sei mais
    mesma coisa. eu respeito mais o unganda knucles do que o lider do meu clan
     
  10. AlunBrozy

    AlunBrozy Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    16 Setembro 2012
    Mensagens:
    6,268
    Curtidas Recebidas:
    714
    Curtiu:
    963
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    São Paulo
    Cubos:
    2,326.02
    Nick:
    AlunBrozzy
    "Dúvida sincera: Porquê, afinal, há pessoas que defendem mais ferrenhamente um político "de estimação" do que defenderia aos próprios pais ou outra pessoa próxima..."

    Porque somos fracos, hoje em dia estamos totalmente amolecidos e desacreditados na força em que juntos, temos; e infelizmente eu duvido muito isso mudar.
     
    Xeretinha curtiu isso.
  11. passionately

    passionately Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    25 Junho 2017
    Mensagens:
    5,199
    Curtidas Recebidas:
    2,467
    Curtiu:
    1,137
    Ocupação:
    @passionatel...
    Localização:
    curitiba/pr
    Cubos:
    2,148.00
    Nick:
    .
    Boa pergunta, n sei responder
     
  12. Logan Jackman

    Afiliado:
    25 Janeiro 2018
    Mensagens:
    441
    Curtidas Recebidas:
    118
    Curtiu:
    61
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    548.06
    Nick:
    IkariShinji
    Facebook:
    https://www.facebook.com/LouganFellipe
    boa pg....
     
  13. Joh666

    Joh666 Excelente
    VIP

    Afiliado:
    9 Março 2015
    Mensagens:
    1,745
    Curtidas Recebidas:
    261
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Feminino
    Localização:
    Marília - SP
    Cubos:
    1,728.00
    Nick:
    ᚓJoh182ᚓ
    Clan:
    ᚓBRs-Black Rosesᚓ
    Oi sumido kkkk
    Então, acredito que isso está ligado à tal da esperança. Você se encontra em um cenário de desesperança e eis que aparece alguém e diz tudo o que você quer ouvir.
    Você encontra outras pessoas que também precisavam ouvir o que aquele sujeito dizia, logo, o sujeito se torna um ídolo. Independente se o que ele diz é verdade, se é possível e se não haverão piores consequências.
    Esse tipo de fenômeno está ligado ao nosso ego. Creio eu rsrs.
     
    Xeretinha curtiu isso.
  14. Xeretinha

    Xeretinha Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    10 Março 2013
    Mensagens:
    2,020
    Curtidas Recebidas:
    1,184
    Curtiu:
    1,509
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    3,796.00
    Nick:
    Xeretinha
    Peralá Alundra... Cê diz que somos fracos pra logo em seguida condicionar que é algo temporal? ("...hoje em dia estamos...")
    Desculpe o puxão de orelha, mas "não existe meio-grávida". Ou se É uma coisa, ou se ESTÁ uma coisa...

    Pretensões de Prof. Pasquale à parte (apesar de necessária), você trouxe duas hipóteses que - a meu ver - ainda assim não fazem sentido ou precisam de esclarecimento:
    a-) se SOMOS fracos, então isso é uma constante que deveria persistir desde o início da humanidade. Ou, pelo menos, desde o descobrimento do país (considerando-se que essa fraqueza seja algo inerente à nação apenas). Mas a própria História mostra que não é bem assim, tanto nacionalmente quanto mundialmente (ou seja: generalizando pra humanidade em si);
    b-) se ESTAMOS fracos, então... QUANDO que começou essa fraqueza? E porquê não fazemos nada pra acabar com ela? Falta de valores morais, será?

    Sim... Falta de valores morais, devo dizer. Ainda mais sendo de uma geração diferente da média do fórum!
    *cof-cof* "No meu tempo..." *cof-cof* quando alguém escutava que era fraco fazia o possível E o impossível pra mudar isso! Era algo desonroso, e ter a honra manchada era algo que até bandido evitava!
    E não tô falando de honra no sentido de esposa pulando cerca não!

    Então, se hoje em dia a honra já não vale tanto assim, voltamos pro que eu já disse no decorrer do tópico: tá faltando educação? Educação tanto acadêmica quanto moral, de valores?

    Bem... Mais uma vez, "no meu tempo", eram os pais quem transmitiam educação moral aos filhos. Religiosa inclusive - que, convenhamos, costuma carregar a maior parte dos valores morais que regiam a sociedade; embora não fizesse muita diferença se a família era católica, evangélica, espírita, umbandista, budista ou até mesmo atéia!
    E hoje?
    Hoje, o que tô vendo, é que isso ficou a cargo EXCLUSIVO das escolas e igrejas!
    Pra piorar, ainda por cima tão tirando a parte das escolas, com esse papo de que "professor é tudo comunista" e outros absurdos talvez não TÃO absurdos assim (mas ainda muito ilógicos)...

    E... Bem...
    Se bem me lembro tu é ateu, né?!? ~_~'

    Olha só quem fala, né ruiva?!? >xD

    O interessante é que nosso ego tá se tornando cada vez mais comodista e sedentário, por sinal... Pois estes mesmos "esperançosos" costumam ser quem mais espera que o mundo se adeque a eles, como se o contrário nunca devesse acontecer... >_<
    Mas... Há de se reconhecer que é uma boa explicação!
    Simplista, talvez até demais, mas ainda assim uma boa explicação...
     
    Joh666 curtiu isso.
  15. AlunBrozy

    AlunBrozy Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    16 Setembro 2012
    Mensagens:
    6,268
    Curtidas Recebidas:
    714
    Curtiu:
    963
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    São Paulo
    Cubos:
    2,326.02
    Nick:
    AlunBrozzy
    Foi modo de dizer rs, posso ter errado na ortografia/modo de conjugar, mas não na imagem em que o país se retrata atualmente, abraços amigo.
     
  16. xLucaasPvP

    xLucaasPvP Neutro
    VIP

    Afiliado:
    22 Março 2015
    Mensagens:
    268
    Curtidas Recebidas:
    41
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Rio de...
    Cubos:
    316.00
    Nick:
    Mrlass
    Clan:
    GOD
    ninguém vai saber explicar porque isso não é um fórum político.
    mano, abre sua mente um pouco, por favor.
    para de poluir mente de criança, deixa eles curtirem o joguinho deles.
     
  17. °¬Ganne¬°

    °¬Ganne¬° Neutro

    Afiliado:
    19 Julho 2017
    Mensagens:
    142
    Curtidas Recebidas:
    9
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    145.00
    Nick:
    Ryzee
    Facebook:
    Gabriel Admin
    Skype:
    hardplayswina
    Twitter:
    @AdminSD
    Ótima pergunta...
     
  18. Miitico

    Miitico Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    28 Agosto 2017
    Mensagens:
    6,900
    Curtidas Recebidas:
    2,921
    Curtiu:
    2,150
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    24,815.00
    Nick:
    Miitico
    Discord:
    adrianoo#1262
    Ótimo pergunta, nunca pensei nisso...
     
  19. N4ndor

    N4ndor Excelente
    VIP

    Afiliado:
    6 Junho 2014
    Mensagens:
    3,727
    Curtidas Recebidas:
    290
    Curtiu:
    455
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    1,126.89
    Nick:
    Theunando/N4ndor
    Clan:
    nLL
    A maioria são jovens, e hoje em dia a maior influência a estes jovens e a internet é então isso vira moda, defender político :eek: país [emoji90]

    Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
     
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.