[Matéria] Como começou a história dos games?

Discussão em 'Arquivo Gamer' iniciado por sMell, 19 Abril 2017.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. sMell

    sMell Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    30 Setembro 2016
    Mensagens:
    8,260
    Curtidas Recebidas:
    2,456
    Curtiu:
    2,026
    Sexo:
    Feminino
    Localização:
    MG
    Cubos:
    207.00
    Nick:
    sMell
    [​IMG]
    Bom, hoje trago pra vocês uma matéria sobre como chegamos ao que temos hoje.

    Todas as criações humanas começam com uma pequena e simples ideia, um conceito rudimentar, uma visão. Cabe às gerações seguintes se apossar da ideia passada e adaptá-las com as novas tecnologias. Entretanto, claro que não podemos esquecer da nossa impagável dívida com os pioneiros, aqueles que desbravaram o caminho para nós. Isso se refere também ao mundos dos vídeo-games, onde aqueles mais antigos abriram caminho para o que temos hoje. Toda a história de como cada um dos primeiros games do mundo surgiram é bem complexa, e nenhum site ou qualquer outra fonte de pesquisa consegue de fato ter a mesma descrição de outros, mas de qualquer maneira vou seguir com as mais contadas.
    Os vídeo-games passaram por uma revolução ao longo dos anos, e essa história é feita por pessoas genias, para ter uma ideia a indústria dos games é multibilionária, já supera o faturamento do mercado de música e cinema juntos, e nesta matéria você conhecer a fascinante história dos vídeo-games e ver como surgiu essa magia que impactou tantas vidas. Este tópico mostra como surgiu as primeiras coisas relacionados ao mundo dos games, desde jogos e até consoles.

    [​IMG]
    [​IMG]
    Assim como a empresa Atari, muitas outras desenvolvedoras tiveram o interesse em também ingressar neste mundo e criar novos jogos para seu próprio lucro, dentre diversas empresas, a que queria realmente disputar com a Atari foi a Taito Corporation, uma empresa Japonesa que em 1978 lançou um game chamado "Space Invaders", que foi considerado um dos primeiros jogos a ter gráficos bidimensionais, o objetivo do jogo era simples, o jogador teria que destruir ondas de naves com uma espaçonave humana, e teve como inspiração Star Wars.
    Apesar de todo o sucesso que as máquinas de Arcade faziam, o governo disse que elas tiravam o foco profissional de todas as pessoas, por ter um grande número de jovens. Pensando nisso, a Atari desenvolveu no ano de 1977 uma espécie de dispositivo que simulava as máquinas de Arcade, porém de um formato pequeno, e que utilizava um sistema de cartucho que faria assim o jogador ter seus jogos preferidos em suas próprias mãos, e na comodidade de seu lar. Então no mesmo ano a Atari decidiu lançar o chamado "Video Computer System", conhecido como VCS, seu acabamento era bonito, comandos bem projetados e trazia as primeiras manetes para o uso doméstico.
    [​IMG]
    [​IMG]
    Nos anos 80 a Nintendo passava por uma enorme crise, onde eles criaram um jogo que não obteve sucesso, o problema era que ninguém estava com pensamentos inovadores, foi então que o filho do dono da empresa foi escolhido para resolver este desafio, Shigeru Miyamoto. Em 1981 Miyamoto lançou em uma máquina de Atari a primeira versão que conhecemos do Donkey Kong, onde naquela época Mario ainda era conhecido como "Jumpman". Com o enorme sucesso do jogo, a Nintendo resolveu lançar seu primeiro e próprio console, o chamado NES - Nintendo Entertainment System. Voltando para o Jumpman, que em 1985 recebeu um game só para ele, o famoso Mario Bross, o jogo era completamente sensacional e Miyamoto conseguiu realmente trazer a diversão com Mario, mas também conseguiu diversos competidores.
    Nesta mesma época a SEGA lançou o chamado Master System, e junto veio o queridinho ouriço-azul, Sonic. Neste momento outros consoles de 8 bits estavam já dominando o mercado dos games, mas o sucesso de Mario foi tão grande que a Nintendo resolveu investir cada vez mais. Foi ai que as empresas apostaram em consoles portáteis, como o Game Boy, onde crianças e adultos possuíam mais mobilidade para levar seus jogos favoritos para onde quisessem.
    [​IMG]
    [​IMG]
    Na década de 90 os jogos passaram por uma mudança onde entrou a era dos consoles de 16 bits, os que mais se destacaram foram Mega Drive, Neo Geo e Super Nintendo, foi nessa época que surgiram grandes franquias como: Mortal Kombat e Street Fighter, eles possuíam um sistema de combos genial, o que agradou muitos amantes de games. Além destes jogos, o grande sucesso também lançado na época foi Super Mario World, onde Mario fazia de tudo para salvar sua princesa. É claramente possível ver uma qualidade gráfica bem melhor naqueles jogos do que nos mais antigos, e isso fez com que os consoles tivessem uma grande mudança, então surgiu o tão conhecido "Save State" ou "Jogo Salvo", quando o jogador tinha a opção de salvar o seu progresso para que da próxima vez que fosse jogar, não precisaria ter que jogar desde o início novamente, e poderia continuar de onde parou. Mas, como ainda os jogos eram feitos em cartuchos, o jogador tinha que ter bastante cuidado e preservar muito aquele item, já que diversas pessoas tinham a mania de assoprar o cartucho antes de jogar, o que danificaria o cartucho por dentro por conta da saliva, ou até mesmo quando sem querer deixa ele cair, onde você poderia perder todo o seu Save e até todo o seu progresso que antes era garantido.
    Essa década até os dias atuais é considerada a época de ouro dos vídeo-games, visto que foi nela que nasceram grandes franquias, onde a maioria delas até hoje tem grande força e evolução.
    Ainda na década de 90, foi lançado o primeiro óculos de realidade virtual, ele era monocromático (apenas com tons variados da mesma cor), onde o jogador conseguia não apenas jogar, mas literalmente se transportar para dentro do jogo, fazendo com que a experiência fosse bastante interativa e apesar de não ter sido um grande sucesso, foi a partir dele que hoje em dia temos um alto nível de interação virtual com diversos games.
    [​IMG]
    No final da década de 90, veio a era dos 32 e 64 bits. Grandes nomes como a Sony e a própria Nintendo tentaram até uma junção de forças para fazer um console único, porém a Nintendo não quis, foi então que a Sony resolveu fazer o seu console de uma forma diferente, ao invés de fitas ou cartuchos, ela lançaria os jogos em CDs, proposta que seria bastante ousada por parte da empresa, mas que deu muito certo. Na mesma época também surgiram jogos extremamente inovadores, tanto em gráficos como em história, exemplos de games assim são: Crash Bandicoot, Silent Hill, Resident Evil e Gran Turismo. Mas a Nintendo não deixou barato, então desenvolveu o Nintendo 64, onde podemos perceber uma enorme evolução em gráficos 3.D. Neste mesmo tempo, os computadores começaram a evoluir também, já que era a plataforma é mais flexível, onde o mesmo poderia possuir internet e fazer o jogador batalhar com outro, mesmo com a distância, além de poder conectar manetes e até mesmo volantes em seu PC.
    [​IMG]
    Chegando perto dos dias atuais a Microsoft lançou seu primeiro console chamado Xbox no ano de 2001, onde o nome surgiu apartir do motor gráfico DirectX e Box de caixa. A empresa trouxe alguns jogos que até hoje tem um legado muito forte, como Halo, para aqueles que amam FPS e Gears of War, além dos gráficos terem melhorado muito, e as histórias dos games terem se aperfeiçoado e crescido, houve outra grande revolução, a Era da Internet.
    O Sega Saturn foi o primeiro console que possibilitou o acesso da internet com um modem de 28 kilobits, que permitiu que os usuários pudessem usar seu email, usar navegador e principalmente jogar online contra outras pessoas.
    Já na sétima geração de consoles, as empresas investiram nos sensores de movimentos, como no Nintendo Wii, onde o jogador pudesse controlar os movimentos de seu personagem mexendo suas mãos e pernas, outras tecnologias como Kinect fizeram muito sucesso, quase uma revolução. A final de contas o jogador não precisaria utilizar controles, apenas movimentar seu corpo.
    Com tudo que vimos durante o decorrer dos anos, é difícil imaginar o que as empresas de vídeo-games estão pensando em trazer coisas diferentes, e como ela irá nos surpreender daqui pra frente, a cada nova década que passa os avanços vão ficando maiores, e sempre terá novas revoluções dos jogos e consoles.
    [​IMG]
    [hr]

    Bom, por hoje é isso, obrigada por lerem até aqui.

    Fontes:
    1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10
    Banner's: Tysav
    [​IMG]
     
    Nenpow, FR4PS, Marcelo Damm e 6 outras curtiram isso.
  2. swex

    swex Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    19 Novembro 2016
    Mensagens:
    6,831
    Curtidas Recebidas:
    1,252
    Curtiu:
    1,035
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    625.37
    Nick:
    swex
    Clan:
    STF
    Discord:
    eliel#2311
    Ótima matéria Méu
    o/
     
  3. zSillent

    zSillent Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    18 Setembro 2015
    Mensagens:
    1,611
    Curtidas Recebidas:
    639
    Curtiu:
    1,413
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    1,534.00
    Nick:
    zSillentGamer
    Discord:
    ! zSillent#9140
    Twitter:
    @EduGDS_
    Excelente matéria mell!!! :D
     
  4. Ruztec

    Ruztec Excelente
    VIP

    Afiliado:
    25 Dezembro 2014
    Mensagens:
    2,101
    Curtidas Recebidas:
    210
    Curtiu:
    227
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Goiânia - GO
    Cubos:
    845.00
    Nick:
    Ruztec
    Clan:
    NCR ❤ Necromancy
    Discord:
    Ruztec#4769
    Top top, essa matéria valeu UP ;)
     
  5. reustJAMAISVISTO

    reustJAMAISVISTO Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    30 Outubro 2013
    Mensagens:
    4,642
    Curtidas Recebidas:
    1,606
    Curtiu:
    1,878
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    176.00
    Nick:
    reust
    Gostei da matéria, bem direta e resumida. =P
     
  6. xD7oomCraft71

    xD7oomCraft71 Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    11 Julho 2013
    Mensagens:
    5,649
    Curtidas Recebidas:
    1,125
    Curtiu:
    630
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Minha casa
    Cubos:
    162.75
    Nick:
    xD7oomCraft71
    Ótima matéria, vou até dar like :p
     
  7. zSunlight

    zSunlight Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    14 Dezembro 2014
    Mensagens:
    6,457
    Curtidas Recebidas:
    1,618
    Curtiu:
    1,118
    Cubos:
    1,213.00
    Nick:
    zSunlight
    Boooa chata <3
     
  8. CFX

    CFX Razoavel
    VIP

    Afiliado:
    17 Julho 2015
    Mensagens:
    764
    Curtidas Recebidas:
    50
    Curtiu:
    168
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    765.00
    Nick:
    CoFox
    Clan:
    Δ Δ
    Skype:
    Caique_Blue
    e o futuro esta por vir com mais atualidades <3
     
  9. DET0NA

    DET0NA Hardcore
    VIP

    Afiliado:
    24 Junho 2015
    Mensagens:
    20,685
    Curtidas Recebidas:
    3,020
    Curtiu:
    2,321
    Sexo:
    Masculino
    Ocupação:
    DET0NADUS
    Cubos:
    185.00
    Nick:
    DET0NA
    Clan:
    DTN
    0tima matéria
     
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.