[Tutorial] Pixels 2D (Spritecraft) #2

Discussão em 'Tutoriais' iniciado por JackSparrow, 20 Fevereiro 2016.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. JackSparrow

    JackSparrow Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    13 Setembro 2012
    Mensagens:
    3,530
    Curtidas Recebidas:
    1,457
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    São Paulo - SP
    Cubos:
    346.00
    Nick:
    JackSparrow
    Clan:
    LDC Propano 2.0
    Olá pessoal. Provavelmente esse vai ser o último tutorial sobre o SpriteCraft por que não tem muita coisa a acrescentar do primeiro. A base de fazer uma imagem virar pixel continua a mesma, mas o objetivo desse segundo tutorial é falar um pouco mais sobre as opções do programa e como podem ajudar vocês.
    Caso você ainda não saiba mexer nas opções simples como altura e largura máximas, verifique o primeiro tutorial (http://forum.craftlandia.com.br/ipb/index.php?/topic/643765-tutorial-pixels-2d-spritecraft-1/).
    Abrindo o programa e clicando em opções, abrirá essa janela:
    [​IMG]
    Nela, podemos ver algumas opções bem úteis que são:
    Resource pack: monta a pixel art usando os blocos da sua textura (não recomendável para os mapas da área por que em uma textura a pixel pode ficar perfeita, enquanto na original ou na de outro jogador ela pode ficar irreconhecível).
    Side or Top View: essa é a mais útil, com ela você faz com que o programa calcule e monte uma pixel "no chão ou na parede". É muito útil pra fazer pixels como tapetes ou então um mural ou placa nas paredes.
    Dither: essa opção é difícil de explicar, mas é uma função que mexe no reconhecimento das CORES da imagem à ser transformada em pixel art. Recomendo que vocês deixem essa opção em AUTO, mas podem testar sem problemas ela ON e OFF pra ver como fica.
    Embaixo dessas 3 opções há a lista de blocos para serem usados na montagem. Use com cuidado essa lista: algumas pixel arts, principalmente as com muita resolução (geralmente imagens de ação, de algum filme, em HD ou com muitas sombras) tendem a ficar uma mistura muito grande de blocos que só vão formar a imagem vendo de muito longe. Isso fica pior ainda se a área da sua pixel for pequena demais, ficando mais desfocado ainda.
    Geralmente nessa lista, recomendo usarem apenas as lãs e argilas, dá um tom mais "manual" pra pixel, mas em diversas imagens você pode usar todos os blocos que ficará bom do mesmo jeito.
    Por último, temos os botões de Reset Defaults (reseta todas as mudanças nestas opções feitas por você) e Close (auto-explicativo, salva as mudanças e volta para a primeira página do programa).
    Agora, vamos ver as últimas opções de quando a gente já ESCOLHEU A IMAGEM E JÁ CRIOU A PIXEL (se ainda tiver dúvida nessa parte, experimente ver o primeiro tutorial).
    [​IMG]
    A opção Show Grid (já expliquei no tutorial 1) é apenas pra mostrar as linhas de grade, mas pode ser bem útil se você for fazer a pixel copiando bloco por bloco. Save Image é auto-explicativo: ela salva a imagem da pixel art (LEMBRE-SE, A IMAGEM QUE ELA SALVA É DA PIXEL JÁ FEITA COM OS SEUS BLOCOS DEFINIDOS - exatamente como mostra a imagem em cima) no seu computador. A Save Schematic, acredito eu, é a opção mais viável pra nossa área já que usamos o World Edit nos trabalhos: ela salva a imagem em formato .schematic, é só colocar no diretório das schematics do seu modpack e ingame carregá-la e colar no lugar desejado.
    Tudo simples, fácil e muito útil pra economizar um tempo de ficar criando pixels arts e até arriscar em fazer algumas maiores e melhores :)
    É isso pessoal. Como eu disse acho que não tem mais nada pra falar do SpriteCraft e nem da construção de pixels 2D. Espero que façam bom uso do programa para decorarem mais ainda os seus mapas :D
     
    crater4000 e Mosby curtiram isso.
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.