[Tutorial] Pixels 2D (Spritecraft) #1

Discussão em 'Tutoriais' iniciado por JackSparrow, 15 Fevereiro 2016.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. JackSparrow

    JackSparrow Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    13 Setembro 2012
    Mensagens:
    3,530
    Curtidas Recebidas:
    1,457
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    São Paulo - SP
    Cubos:
    346.00
    Nick:
    JackSparrow
    Clan:
    LDC Propano 2.0
    Olá pessoas :D Vim trazer esse tutorial bem simples pra ajudar aqueles que não têm muita facilidade pra fazer pixels 2D e para os outros que mesmo tendo facilidade, venhamos e convenhamos que uma ferramenta a mais sempre é bem-vinda né? :p
    Antes de mais nada, você deverá ter o programa Spritecraft versão FULL (tanto a FREE quanto essa são grátis, e o autor do programa aceita doações mas não são obrigatórias). Pode pegar o programa clicando aqui e seguindo as informações da tela na versão FULL.
    O arquivo vem em .rar, é só extrair e executar o arquivo SpritecraftFull.jar.
    Ao executar o arquivo, clique em "Browse" para procurar uma imagem que queira transformar em 2D e colocar no seu mapa (o programa aceita vários formatos de imagem - tente arrumar imagens sem fundos muito coloridos ou bagunçados, isso acaba atrapalhando um pouco na hora de transformar o que você realmente quer transformar em pixel).
    [​IMG]
    Feito isso, ajuste o tamanho e altura da imagem (vale ressaltar que esses tamanhos é pra imagem toda que você está usando e esses valores serão os valores MÁXIMOS, sendo assim pode ser que aconteça de uma imagem convertida ficar menor que as especificações por motivos de MANTER A PROPORÇÃO DA IMAGEM). Você pode ajustar embaixo da imagem carregada, nas caixas de texto "Width" (largura) e "Height" (altura). Depois clique em "Create Minecraft Blueprint".
    [​IMG]
    Tome cuidado nessa parte pois se você não especificar um tamanho máximo pra pixel, ela pode ficar incrivelmente grande apesar de estar extremamente igual a imagem original. Há casos onde a imagem ultrapassa os 1k de blocos, então cuidado!
    [​IMG]
    Agora eu recomendo que vocês ativem a opção "Show grid" embaixo da pixel feita (para mostrar as linhas de grade, é BEM mais fácil ver como vai ficar no mine assim). Você pode deixar o programa aberto e ir copiando os blocos ou se preferir pode criar uma .schematic para o seu mine com World Edit e só colar lá, nessa parte é tudo muito auto-explicativo na tela. Lembre-se também que muitas imagens são dificeis do programa conseguir converter 100%, e aí você vai ter que "moldar" melhor a pixel ingame. Se quiser manter fielmente as imagens, prefira imagens de videogames antigos por exemplo, como Sonic ou Mário, desenhos mesmo. Sombras nas imagens atrapalham um pouco também na maioria das imagens, mas ainda assim, não há nenhuma imagem impossível de ser transformada em 2D, é tudo uma questão de espaço e tamanho de imagem.
    [​IMG]
    É tudo simples, rápido e fácil. Pretendo trazer mais outros tutoriais em breve pra falar sobre mais algumas ferramentas úteis dentro do Spritecraft como fazer essas pixels na parede e não no chão e também filtrar blocos pra usar no projeto :)
    Boa sorte nas suas pixels :D
     
    crater4000 e Mosby curtiram isso.
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.