[TUTORIAL] Completo (ou quase) para iniciantes.

Discussão em 'Tutoriais do Servidor' iniciado por vitor2000, 1 Março 2015.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. vitor2000

    vitor2000 Razoavel
    VIP

    Afiliado:
    23 Março 2013
    Mensagens:
    643
    Curtidas Recebidas:
    67
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Error 404.
    Cubos:
    642.00
    Nick:
    9086890
    Boa tarde, então, eu jogo na Craftlandia há 2 anos, porém, fiquei 4 meses parado e voltei na semana passada, então eu tive de fazer diversas perguntas pois não lembrava de nada. Após um tempo e muitas perguntas, acho que já lembrei o suficiente, então, decidi pegar as respostas das minhas perguntas e somar com o que já sei para fazer um "tutorialzão" para os iniciantes, espero poder ajudá-los.


    Escolhendo um servidor.

    Vamos começar pelo servidor, atualmente a Craftlandia possui 22 servidores com diferenças entre eles, aqui vai uma lista explicando as diferenças.


    A maioria dos servidores são bastante parecidos, os mais diferentes são:
    - Paradise (Economia diferenciada, dificultada)
    - Region (Qualquer um pode ter terreno)
    - Region 2 (Mesma coisa do Region, porém um contém um plugin de terreno diferente, 1.7)
    - Hardcore (Sem regras)
    - Classic (Sem XP e encantamentos)
    - Titan1/Titan2 (Em ambos os servidores qualquer um pode ter skin, com VIP você também pode ter capa)
    - Creative (Servidor Creativo, avá... :p)
    - Craftlandia Network (Servidor de Minigames)
    - Imperios (Grandes grupos, como clans, porém enormes)
    - Kratom (Qualquer um pode ter terreno)
    - Heaven, Aurora, Servers 1/2/3, Ares (Servidores sem diferença, 1.5.2)
    - Beta, Premium (Servidor normal, porém 1.7)
    - Matrix (Servidor normal, porém não se pode usar macros).
    Créditos: Porsplay.

    Basicamente, essas são as diferenças dos servidores, fora o preço dos itens e tudo o mais que varia de um server para outro.

    Após escolher o servidor, clique aqui http://forum.craftlandia.com.br/ipb/index.php?/forum-222/announcement-11-todos-os-nossos-ips/
    E pegue o IP do mesmo. Ou então simplesmente baixe o launcher para o mesmo, o download para os launchers é encontrado na parte superior do fórum.


    Conhecendo o craftlandia.
    Então, vamos conhecer um pouco o servidor que vamos jogar.

    Tome cuidado quando estiver de noite, caso esteja de noite, outros players irão poder te atacar e matar. A grande maioria, senão todos os itens podem ser vendidos/ comprados, portanto, pegue todo o cacau, cana, abóbora, melancia, cenoura e todos os outros itens comestíveis que encontrar no caminho.

    Caso fique um pouco travado, você pode baixar mods como Optifine, que ajudarão a ter um desempenho melhor e assim ficar menos travado, e pode também ver alguns posts aqui no fórum que te ajudarão a configurar o seu jogo para não ter tanta lag. Recomendo estes:




    Começando a jogar.

    Antes de começar de vez, caso não saiba nada sobre minecraft ou saiba pouco, recomendo que entre nesse tópico: , ele tem algumas informações que irá ajudar aos novatos. Também tem o seguinte tópico: http://forum.craftlandia.com.br/ipb/index.php?/topic/231487-guia-novatos-nos-servidores/
    Acredito que os dois irão ajudar vocês ao começar, o 1º é ao começar no minecraft, o 2º é ao começar na Craftlandia (estou fazendo uma espécie de "adaptação" no 2º texto, acrescentando mais informações e aumentando o tamanho do texto).



    Agora que você já sabe o "básicão", vamos continuar.

    Entre no servidor escolhido e procure um local para morar, ou então colete recursos, você que decide. Recomendo primeiro procurar onde você irá construir sua casa, isso será cansativo se você não quiser gastar nada, na sua busca, pode ficar com fome, portanto use /kit nb e você irá ganhar 1 picareta, um machado e uma pá de madeira, 2 pães, 10 mudas de carvalho que após 3 dias dentro do jogo plantadas se tornarão árvores, 1 bancada de trabalho, 1 baú, 1 placa e 3 tochas.


    Para procurar um local mais seguro para criar a casa, saia do spawn (tome cuidado se estiver de noite, algum jogador poderá te matar e você terá de voltar do começo) e siga reto até achar um local bem afastado de outras casas e que você ache apropriado para construir, recomendo um local próximo à jungle, uma floresta com árvores muito altas e grandes, será ótimo para coletar madeira e cacau, que você poderá vender depois e conseguir um pouco de dinheiro.

    Ao encontrar o local, digite /sethome 1 (ou então apenas /sethome, eu que prefiro colocar o 1, mas se não quiser gastar espaço na lista de 10 home's que você pode ter sem ser um VIP, apenas usa /sethome). Feito isso, vá coletar recursos, recomendo começar por madeira, é um bloco protegido e será útil para criar sua casa, você pode pegar madeira nas árvores próximas à sua casa ou então usar /floresta, mas recomendo guardar seus itens dentro do baú antes de ir no /floresta para não ter chance de morrer e perdê-los.

    Não é necessário criar uma casa imensa por dentro, pois você terá um espaço gigante mas nada para colocar, acho que uma casa 10x10 está bom, se necessário, você pode ainda criar outros andares. Mas recomendo que você coloque uma cerca num espaço maior envolta da sua casa e coloque madeira ou algum outro bloco protegido no chão, isso impedirá que outros players cometam um "griffing" com você, isto é, coloque blocos envolta de sua casa estragando-a. Acho que um espaço com 10 blocos ao redor de casa será o suficiente.


    Crescendo no jogo.

    Então, agora que você já tem sua casinha, coloque a sua mobília, no começo você não terá muita coisa para colocar ainda, mas coloque tudo o que julgar necessário.

    Feito isso, recomendo que expanda sua casa mais alguns blocos, você irá fazer uma plantação. Consiga um pouco de cana, ou cacau, ou qualquer coisa que dê para plantar. Se quiser, compre (caso não tenha dinheiro, você pode usar uma pá para pegar bolas de neve e fazer um bloco de neve, geralmente um pack (64) de blocos pode ser vendido por mais de 120c. Não gaste todo o seu dinheiro comprando packs de cana, apenas 1 bastará.

    A maioria das plantações necessita de água ao lado do bloco. Se for uma plantação de cana, coloque uma fileira de blocos de areia (a cana cresce mais rápido na areia, embora também possa ser plantada na terra). Bom, faça uma fileira com blocos e uma sem, faça isso até acabar seu espaço fechado, já já eu explico por que fechar o espaço da plantação.

    Após preparar o espaço para o plantio, compre um pouco de água, apenas o suficiente para ter água ao lado de todos os blocos que você for plantar. Plante tudo e crie algumas picaretas de pedra (se não tiver ainda, use as picaretas de madeira do /kit nb para coletar pedregulhos, você precisara de 3 para cada picareta). Com picaretas de pedra em sua posse, pegue também algumas pás de pedra, somente 2 devem servir, leve também uma fornalha e uma bancada de trabalho, e se preferir, algumas tochas também.

    Vamos minerar agora. Digite /minerar, se estiver de noite, recomendo que aguarde ficar de dia para você não ser morto e perder todos os itens. É bom tomar cuidado ao andar no /minerar, geralmente alguns players cavam buracos que se você cair neles, morrerá. Quando estiver de dia, saia correndo para o horizonte, corra bastante para quando ficar de noite ficar mais difícil de te encontrarem
    . Use suas pás para tirar a terra/areia e chegar na pedra. Agora cave para baixo, sempre pegando todo o ferro e carvão que encontrar (blocos diferentes, você reconhecerá, apenas não tente quebrar os blocos vermelhos e azul dessa cor do texto, é redstone e diamante). Se encontrar blocos de redstone ou diamante, coloque sua fornalha no chão, se tiver carvão, coloque-o na parte de baixo da fornalha, ou segure shift e clique com o botão esquerdo nele, -- se não tiver, procure, deve ser fácil de encontrar, o mesmo vale para o ferro -- então pegue seu ferro e coloque na parte de cima, espere um tempo e você terá ferro. Crie 1 picareta de Ferro e use para pegar redstone e diamante (muito cuidado, eu recomendo não deixar nenhum bloco em volta do diamante, pode ter lava e ao quebrar o bloco a lava cair em você ou o diamante cair na lava e você perder ele).



    O que não fazer.
    Agora que você tem uma plantação, casa e sabe o que fazer, vamos ver o que não fazer:
    • Não use hacks. Se não souber se tal mod é permitido, pergunte no fórum se é permitido antes de começar a usar.
    • Não seja ladrão. A princípio, roubar os outros pode parecer dinheiro fácil, porém, você conseguirá roubar no máximo 3 jogadores antes de criar fama de ladrão, aí, ninguém ou quase ninguém gostará de você, se você criar uma loja, não irão comprar nela, não irão confiar em você quando for verdade e etc.
    • Não grife as casas. Isso implicará em ban caso você seja flagrado.
    Pronto, isso é o principal, o resto do que não fazer está aqui: http://www.craftlandia.com.br/regras.




    Bem, galera, é isso. QUALQUER coisa que vocês acharem que falta, só informar por MP ou nos comentários. Qualquer defeito, só dizer que eu arrumo. Aceito sugestões, o objetivo do tópico é de ajudar os novos players a começarem já sabendo o necessário.

    Espero que esse tutorial ajude você, novato, a aprender a jogar no maior servidor de Minecraft do mundo.


    PS:
    Lembrando que eu ainda não editei este tutorial, conforme forem recomendando, eu editarei e acrescentarei novas coisas.


    Comecei num outro servidor só pra fazer este tópico, espero que o que deu certo para min, também dê para você. Eu jogo há 2 anos minecraft, portanto, algumas coisas que eu posso achar simples, talvez não seja para você, por favor me informe o que faltar.


    Se o tutorial te ajudar, comente e de um curtir para eu ter uma noção de como está meu tutorial. (Antes que alguém comente "cubeiro", eu jogo mais Minigames do que tudo, além de ter ficado 2h escrevendo este tutorial, existem outras maneiras mais rápidas e fáceis de conseguir cubos).

    Atualizações:
     
    Matt Shultz e 123andrue Imperios curtiram isso.
  2. bloum

    bloum Excelente
    VIP

    Afiliado:
    26 Dezembro 2014
    Mensagens:
    3,655
    Curtidas Recebidas:
    360
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Olhe para...
    Cubos:
    1,468.00
    Nick:
    bloum
    Bom tutorial parça , vai ajudar muito mesmo os iniciantes :d
     
  3. Rinkadinha

    Banido

    Afiliado:
    8 Dezembro 2014
    Mensagens:
    619
    Curtidas Recebidas:
    124
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    SP-Zona Leste
    Cubos:
    839.00
    Nick:
    Krum/Babovaldo
    Clan:
    -
    Já existe um TP igual a esse.
     
  4. miguelito2122

    miguelito2122 Neutro
    VIP

    Afiliado:
    20 Julho 2012
    Mensagens:
    213
    Curtidas Recebidas:
    27
    Curtiu:
    54
    Cubos:
    237.00
    Nick:
    Miguelito2122
    legal o post hein fera mas o da um cubinho pfv?
     
    zozo3653 curtiu isso.
  5. vitor2000

    vitor2000 Razoavel
    VIP

    Afiliado:
    23 Março 2013
    Mensagens:
    643
    Curtidas Recebidas:
    67
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Error 404.
    Cubos:
    642.00
    Nick:
    9086890
    Se leu, verá que eu disse que meu objetivo é fazer uma espécie de "adaptação" no tópico da FraanR.

    Este é o objetivo. Obrigado!



    Já ganhou por ter comentado...
     
  6. xSporeGames

    xSporeGames Excelente
    Banido

    Afiliado:
    13 Outubro 2014
    Mensagens:
    1,599
    Curtidas Recebidas:
    253
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Fortaleza
    Cubos:
    1,997.00
    Nick:
    SporeGames
    Clan:
    OmF
    Bom tutorial.
     
  7. craftextremee

    craftextremee Razoavel
    Banido

    Afiliado:
    18 Fevereiro 2015
    Mensagens:
    359
    Curtidas Recebidas:
    57
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Cuiaba...
    Cubos:
    440.00
    Nick:
    CraftExtremee
     
    Chapeleiroml curtiu isso.
  8. iLucaaZ

    iLucaaZ Neutro

    Afiliado:
    1 Março 2015
    Mensagens:
    194
    Curtidas Recebidas:
    10
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    214.00
    Nick:
    iLucaaZ / Slown
    Vai ajudar os iniciantes :p , boa !
     
  9. vitor2000

    vitor2000 Razoavel
    VIP

    Afiliado:
    23 Março 2013
    Mensagens:
    643
    Curtidas Recebidas:
    67
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Error 404.
    Cubos:
    642.00
    Nick:
    9086890
    Obrigado!
    Eu espero, heheh, obrigado!
    Conto com isso, obrigado aê!
     
  10. 123andrue Imperios

    VIP

    Afiliado:
    24 Janeiro 2014
    Mensagens:
    308
    Curtidas Recebidas:
    29
    Curtiu:
    225
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Minas Gerais
    Cubos:
    400.00
    Nick:
    123andrue
    Clan:
    NOD - NOVA ORDEM
    Boa vai ajudar os iniciantes
     
    vitor2000 curtiu isso.
  11. vitor2000

    vitor2000 Razoavel
    VIP

    Afiliado:
    23 Março 2013
    Mensagens:
    643
    Curtidas Recebidas:
    67
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Error 404.
    Cubos:
    642.00
    Nick:
    9086890
    Esse é o objetivo :D
     
  12. GustavoAmaro

    GustavoAmaro Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    4 Março 2015
    Mensagens:
    4,738
    Curtidas Recebidas:
    506
    Curtiu:
    520
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Rio de Janeiro
    Cubos:
    1,778.16
    Nick:
    __
    Cade o Deadly?
     
  13. ZG4brielplayer

    ZG4brielplayer Excelente
    VIP

    Afiliado:
    30 Junho 2014
    Mensagens:
    4,841
    Curtidas Recebidas:
    351
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    BAHIA
    Cubos:
    2,051.00
    Nick:
    G4brielplayer
    Clan:
    CiD Classic Is Dead
     
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.